PREFEITO CARLOS SOUZA QUER AGILIZAR REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE TORRES

Processo está atrasado mais de 10 anos e deve, ainda, receber aprovação com ou sem emendas da Câmara Municipal de Vereadores.

Reuniões buscam mobilizar atores que vão ajudar a terminar o estudo, que ainda tem de ir à Câmara para ser aprovado
17 de abril de 2018

Após mais de 10 anos de atraso, mais uma vez a prefeitura de Torres sinaliza com a possibilidade de encaminhar para a Câmara Municipal a proposta base de modificações do Plano Diretor Urbano da cidade. Conforme nota emitida para a imprensa na quinta-feira, dia 12 de abril de 2018, a gestão atual ativa o propósito de agilizar o processo de revisão do  documento que norteia o crescimento urbano local.
O prefeito Carlos Souza se reuniu com Conselho Municipal do Plano Diretor, na semana passada e solicitou aos membros do grupo que se incorporem do conteúdo para finalização do estudo. A prefeitura informa ainda que “uma reunião semelhante ocorreu recentemente com o Fórum das Entidades, devido à complexidade do processo do documento, que aborda todo o município”.
A mesma prefeitura salienta que o encontro com o Conselho do Plano Diretor contou com a coordenação do secretário municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio. E que, conforme a comissão técnica da Prefeitura que estuda a revisão, quase 80% do conteúdo já foi concluído.

Cronograma deverá definir andamento

Através destas reuniões, a Prefeitura deverá traçar um cronograma de ações concretas para intensificar o trabalho. Novos técnicos foram admitidos para atuarem nas Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e na Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã com a finalidade de também contribuírem para o aceleramento do estudo.
Na próxima reunião do grupo, o arquiteto urbanista Marcelo Koch, da Prefeitura, deverá apresentar um compilado do conteúdo realizado.
A sociedade torrense já se manifestou sobre o regime urbanístico em vários pontos da cidade por meio de muitas audiências públicas realizadas para revisão do Plano Diretor iniciada na gestão anterior. Ainda nos últimos dias ocorreu uma reunião com os servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo com o propósito de todos se inteirarem do tema.
Para ter validade, a revisão do Plano Diretor Urbano de Torres deve, ainda, cumprir os ritos de passagem pela Câmara Municipal. A Casa legislativa pode mais uma vez resolver fazer encontros técnicos para ouvir a sociedade ou pode simplesmente votar, debater e se quiser emendar o documento.
Portanto o processo deve ainda demorar alguns meses para ter validade legal e, consequentemente, iluminar e nortear os empreendimentos imobiliários, comerciais e industriais da cidade.

 


Publicado em: Infraestrutura






Veja Também





Links Patrocinados