O prefeito de Torres, Carlos Souza, junto com o secretário de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges, acompanharam o início das obras de contenção das margens de parte do entorno da Lagoa do Violão, na tarde desta quinta-feira, 20 de outubro. Se o tempo ajudar, os trabalhos vão durar cerca de 40 dias.
Conforme o engenheiro Juarez Felicetti, do Planejamento , as margens da Lagoa do Violão vêm sofrendo um processo natural de erosão. Ele é lento, mas contínuo. Podem ser muitos os fatores que desencadeiam esta erosão, tais como o vento (cujas direções preponderantes são de sul e nordeste) que gera pequenas ondas que incidem sobre os barrancos. Outros possíveis fatores são a erosão natural ocorrida pelo escoamento de águas pluviais e também pode ser a retroerosão que é o nome dado ao fenômeno de exfiltração (vazamento) da água subterrânea pela face do barranco.
O engenheiro explica que Independentemente do fator, a solução técnica apresentada para conter e proteger as margens envolve uma nova estruturação do talude, com pedras de enrocamento de diversas granulometrias, o que permitirá melhor preenchimento dos vazios e dissipação da energia da água. Espera-se que com a obra ocorra um aumento médio de dois metros nas margens, aumentando as áreas de lazer e permanência no entorno da Lagoa.
Revitalização a seguir
De acordo com o prefeito Carlos, após conclusão desta obra, será iniciada a primeira etapa da revitalização do entorno da Lagoa do Violão. O local receberá novo calçamento, deck, bancos e lixeiras. A obra será realizada na área que ainda não conta com o passeio, que fica entre a Rua Élcio Lima e o espaço próximo da antiga sede da Prefeitura Municipal. A revitalização será executada pela empresa vencedora do processo licitatório, a Ederaldo de Souza Bueno, no valor de R$301.518,06. Com a necessidade de contenção das margens da Lagoa, o início da revitalização sofreu alteração. (FONTE – Prefeitura de Torres)