Presídio feminino de Torres recebe viatura adquirida com recursos adicionais do judiciário

Viatura foi adquirida com dinheiro cobrado em multas e fianças previstas nas condenações criminais do sistema judicial local

Representantes de entidades e pessoas ligadas ao presídio feminino comemoram a chegada da nova viatura
27 de junho de 2017

O Presídio Feminino localizado em Torres, que abriga mulheres apenadas de toda a região do Litoral Norte do RS, recebeu na última quarta-feira (21) uma viatura completa. O veículo será utilizado para transportar as detentas, quando estas necessitarem participar de audiências de processos em cidades onde foram condenadas, além de outras necessidades de transportes seguros. O benefício foi entregue pelo Conselho Comunitário do Presídio de Torres, presidido por Valdemar Xavier, e pela diretoria do estabelecimento prisional de Torres, representada pela servidora estadual Rosalva Soares.

A cerimônia recebeu muitas pessoas ligadas ao Conselho do Presídio e ao sistema judiciário de Torres. Teve até a presença de dirigentes regionais da Susepe (Superintendência dos Servições Penitenciários do RS) por conta do vultuoso valor do recurso, doado pela justiça para o sistema que abriga as apenadas da justiça estadual.

A juíza da 1ª Vara Criminal de Torres, Marilde Angélica Goldschmidt, também prestigiou a entrega da viatura – equipada com cela para a locomoção de apenadas. É que a melhoria serve para atingir os objetivos do sistema – de cumprimento de sentenças criminais – assim como os recursos para a aquisição do carro também são oriundos de verbas captadas a partir de cobrança de multas ou fianças do sistema judiciário local (Vara Criminal da qual a Juíza é titular).Em seu discurso, a magistrada comemorou a questão por ela atingir seu estilo institucional de trabalhar pelo cumprimento da lei. “Sou uma juíza firme em sentenciar quem descumpre a lei, mas também trabalho para melhorar as condições do cumprimento das penas pela cidadania, uma questão deixada de lado muitas vezes pela sociedade”, afirmou Marilde Goldschmidt.

A viatura vai ficar sediada em Torres para transporte de detentas femininas. Já a antiga viatura que equipava a comarca  fica para a Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários do RS) utilizar em presídios onde sequer tem um carro com equipamentos de segurança para transporte de apenados  (cela), mazela  muito comum no sistema prisional gaúcho e brasileiro.

A Comarca de Capão da Canoa também cooperou com os recursos para a aquisição da viatura novinha, já que as mulheres condenadas por lá cumprem suas penas em Torres, assim como todas as mulheres condenadas nas cidades do Litoral Norte.

 


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados