Mais uma etapa do projeto ‘Encontro com Torres – Um Olhar Coletivo para Natureza’, promovido pela Associação Onda Verde, ocorreu no dia 07 de novembro. Os encontros aconteceram ao longo de 2023 com a temática água, e iniciaram com a Lagoa do Violão, seguindo para o Riacho, chegando ao Rio Mampituba que foi a pauta deste último. A metodologia se dá em duas etapas, a primeira é explanação e troca de saberes, e a segunda em observação por meio da Caminhada Comunitária. Nesses ciclos de discussões foram abordados a importância, aspectos históricos e ambientais, e sobretudo a identidade para com a cidade.
O encontro iniciou com Alziro Ramos e Ênio Daitx, auxiliados por fotografias antigas abordaram a situação desse manancial aquático que tem o nome Mampituba – que significa Rio de muitos meandros, segundo a língua indígena, anterior a fixação de suas margens. Falou-se do tráfego entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que se dava através de balsa. A ponte pênsil, a riqueza da pesca, especialmente o robalo, também foram destacados.
Comitê Mampituba
A situação atual foi abordada pelo Prof. Christian da Luz, que ficou na questão da criação do Comitê Mampituba. Ele representa a Onda Verde exerce a função de secretário executivo do Comitê. Christian explanou sobre a elaboração, e a recente publicação no Diário Oficial do Estado do Plano de Bacia Hidrográfica, que são instrumentos de planejamento previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei Federal n° 9.433/1997) e têm como objetivo orientar a sociedade e os órgãos gestores no que diz respeito ao uso, recuperação, proteção e conservação das águas de nosso território.
Enfatizando sobre as dificuldades que todos comitês de bacias gaúchos estão enfrentando com relação aos recursos financeiros para a gestão desses, Christian falou que a legislação já regulamentada, a chamada Lei das Águas, prevê cobrança pelo uso da água, mas que nunca foi implementada em nosso estado.
A segunda etapa sobre o Rio Mampituba será ao ar livre, com a retomada da descida de barco, em parceria com a PATRAM, em data a ser definida de acordo com as condições do tempo. (FONTE – Associação Onda Verde)