Projeto na Câmara de Arroio do Sal pede autorização para cobrar melhorias especiais em vias da cidade

Conforme prefeitura, seria uma forma de fugir de burocracias nos casos de melhorias em parcerias entre governo e proprietários

FOTO - Câmara de Arroio do Sal
15 de dezembro de 2022

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Arroio do Sal um projeto de Lei, de autoria do Poder executivo (Prefeitura), que dispõe sobre a cobrança de Contribuição de Melhorias de obra pública em vias do perímetro urbano da cidade.

São contribuições a serem formalizadas após autorização da Câmara para a realização de obras de pavimentação na Rua Marisol (Balneário São Pedro); Rua Rolante (Jardim Rolante); Rua Manoel Francilício dos Santos (São Pedro); Rua Ponciano Vargas (Arroio Magnus); Rua dos Eucaliptos (Quatro Lagos); Av. Paraná (Quatro Lagos); Rua Adão Floriano dos Reis (Sereia do Mar); Rua Pirataba (continuação da Rua São Pedro – Jardim Raiante e Vista Alegre); Rua Garibaldi (Balneário Atlântico) Av. Wilma Lumertz (Torres Sul). E o próprio PL afirma, em seu texto, que posteriormente, quando da execução das obras, haverá a descrição no Departamento de Planejamento do município, adequando o lançamento e a cobrança da Contribuição de Melhorias relativamente à obra pública dos proprietários dos imóveis de cada via, nos termos da Lei 1.091, de 24 de outubro de 2002 e Código Tributário Municipal de Arroio do Sal.

Se aprovado o projeto, o Município deverá adotar os procedimentos fixados na legislação vigente, especialmente quanto ao projeto das vias a serem pavimentadas, mapeamento, avaliação dos imóveis antes do serviço, publicação do edital com o orçamento da obra e, posteriormente, nova avaliação visando aferir o resultado da valorização gerada e nova publicação do edital com os valores a serem lançados para o contribuinte. Isto para fundamentar valores da Contribuição de Melhoria em Arroio do  Sal.

 

Solucionar gargalos da burocracia pública

 

A prefeitura de Arroio do Sal justifica este projeto para formalizar o tributo afirmando que, como em anos anteriores, a lei visa acelerar procedimentos para a realização de obras de pavimentações nas vias públicas. E que, para isto, está abrindo a possibilidade de proceder sem precisar da aceitação dos munícipes autorizando a obra em questão, o que dificulta a realização das mesmas. A mesma municipalidade defende ainda que a burocracia exagerada atravanca de tal forma a realização de obras, que fica quase inviável o desenvolvimento dos municípios sem este tipo de Projeto de Lei.

A seguir, a Prefeitura (chefiada pelo prefeito Bolão) encerra a justificativa afirmando que está enfrentando de forma efetiva as dificuldades de infraestrutura e desburocratizando o sistema, buscando  que se possa contemplar com mais agilidade as melhorias necessárias. Que o município está em pleno desenvolvimento justamente por causa dos esforços entre executivo e legislativo para agilizar ações nestas áreas estruturais. E que conta com a costumeira parceria da Câmara Municipal de Vereadores para apoiar seu pleito para o desenvolvimento urbano local.

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados