Projeto para instalação de linha de trem ligando Arroio do Sal (RS) ao Paraná volta a tramitar na ANTT

Projeto prevê a construção de uma linha ferroviária de 1.549 quilômetros, ligando Arroio do Sal à Terra Roxa (PR)

Vista aérea de Arroio do Sal (por Alpha Produções - em Prefeitura de Arroio do Sal)
11 de outubro de 2024

Um projeto para a construção e exploração de uma linha ferroviária de 1.549 quilômetros, ligando Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a Terra Roxa, no oeste do Paraná, voltou a tramitar na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A tramitação da proposta havia sido temporariamente suspensa devido à necessidade de reavaliação dos impactos das mudanças recentes na legislação.

Porém, em julho deste ano a ANTT decidiu retomar a análise do projeto e notificou a Doha Investimentos e Participações, para que fornecesse informações complementares. A empresa, de Porto Alegre, foi a responsável pela apresentação da proposta, em agosto do ano passado.

Caso seja aprovado o projeto, a linha de trem será administrada pela Doha Investimentos por um período de 99 anos. A empresa, que afirma contar com investidores russos, também está envolvida desde outubro de 2020 no licenciamento para a construção de um porto em Arroio do Sal.

As especulações em torno do projeto dão conta de que a Doha Investimentos tenha interesse apenas em demarcar o traçado da ferrovia, visando negociações futuras, mas sem a intenção real de dar andamento ao cronograma proposto.

Enquanto isso, a construção de um novo porto em Arroio do Sal já está evoluindo, com a empresa DTA Engenharia à frente do projeto. Na semana passada, foi assinado um contrato com o governo federal, que concedeu à DTA o direito de implantar o empreendimento, após a conclusão do processo de autorização junto aos órgãos competentes.

 

RS com dificuldades na malha ferroviária

Paralelamente, a malha ferroviária do Rio Grande do Sul enfrenta graves dificuldades devido aos danos causados por enchentes recentes. Dos 1.700 quilômetros de trilhos existentes no estado, cerca de 800 quilômetros necessitarão de intervenções, e o processo de recuperação poderá levar anos.

As estimativas indicam que os investimentos para a reparação da malha ferroviária superem R$ 3 bilhões. Com a recuperação da malha ferroviária em ritmo lento, o estado ainda enfrenta grandes desafios logísticos e de transporte ferroviário, enquanto novos projetos, como a linha de trem entre Arroio do Sal e Terra Roxa, aguardam o avanço das negociações.

 

*Com informações de GZH e POA24horas


Publicado em: Economia






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