Projeto Primeiros Socorros na Escola: conhecimentos aplicados ajudaram a salvar uma vida em Torres

Alunos do projeto realizam diversos simulados durante a formação (foto tirada antes da pandemia) - e estes conhecimentos são muito importantes para o caso de terem de atuar numa situação crítica, como cocorreu com a jovem Sarah na última semana

9 de junho de 2021

Realizado junto a rede municipal de ensino de Torres, o Projeto “Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas” vem ajudando muita gente – através do conhecimento adquirido pelos estudantes que formam-se em socorristas após o aprendizado. Na quinta-feira passada (03/06), feriado de Corpus Christi, a socorrista e estudante do nono ano da EMF Manoel Oliveira Carneio, Sarah Schardosim dos Santos, viveu uma atividade nada simulada – como constantemente exercitava na Escola dentro do Projeto. Aplicando as manobras corretas, ela salvou o irmão, de um ano e cinco meses, que estava engasgado com alimento.

Sarah, de 14 anos, conta que o irmãozinho Enrico estava jantando, quando ele saiu da cadeira, foi até ela, aparentemente bem, mas assim que chegou no seu colo e deitou, tentou tossir. Foi quando ela percebeu que tinha algo errado e ao virar o irmão, viu que estava completamente vermelho. Daí, entrou no “modo socorrista” e fez as manobra aprendidas no Projeto. O fato, ocorrido na Vila São João, em seguida passou ao conhecimento de muitos por meio das redes sociais, onde foram muitos elogios ao atendimento bem-sucedido.

No Facebook, a estudante, sua mãe, Rosa, e muitos outros agradeceram ao ensinamento proporcionado através do Projeto, desejando que mais escolas da rede municipal façam parte dele. No projeto, Sarah aprendeu que deveria colocar a criança de bruço, deitado sobre o seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. O antebraço do socorrista pode estar apoiado na sua perna ou outra superfície. Com a mesma mão deve-se manter a boca da criança aberta (utilizando os dedos) e com a outra, dar cinco tapas entre os ombros. Foi o que fez Sarah, que em seguida virou o irmão, deitado no mesmo apoio e fez cinco compressões com os dedos no meio do peito entre os mamilos. Logo, ele chorou, sinal que estava desengasgado, poderia também ter tossido.

 

Sobre o “Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas”

 

O Projeto da Secretaria Municipal de Educação existe desde 2013 e é coordenado pela professora Andréa Mello. Ela lembra que conta com uma capacitada equipe colaborando na formação dos alunos: Silvio Severo, Gabriel Scheffer Calixto, Magno Dal Bosco, os componentes do SAMU, que sempre proporcionam treinamentos, o pessoal do Corpo de Bombeiros de Torres (com destaque para o Sargento Marcelo França) e a Enfermagem da Ulbra.

Os estudantes do “Primeiros Socorros na Escola: Salvando Vidas e Resgatando Almas”  aprendem ainda outras questões importantes relacionadas a formação dos adolescentes – tais como a Lei Maria da Penha, combate ao suicídio, câncer de mama e o abuso sexual infantil, meio ambiente e projeto Geoparque Cânions do Sul.


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados