Neste dia em 1789: Tomada da Bastilha. Revolução Francesa. Começo da Idade contemporânea
Resumo das Notícias do dia
– O ciclone extratropical que causou destruição no Sul do Brasil deve se afastar do país. A previsão é de frio no fim de semana na região.
– A Petrobras diz ter comprovado 10 casos de assédio na estatal entre os anos de 2019 e 2022.
– Lula confirmou que Celso Sabino, do União Brasil, vai assumir o Ministério do Turismo no lugar de Daniela Carneiro.
– Atores de Hollywood aderiram à paralisação dos roteiristas, ampliando a greve no setor de entretenimento dos EUA.
-Órgãos ligados à OMS alertaram que o aspartame tem potencial cancerígeno – saiba qual o limite seguro para o uso diário.
– Presidente russo, Vladimir Putin, disse que se a entrada da Ucrânia na Otan vai deixar o mundo mais vulnerável.
– Lula defende democracia em Congresso da UNE – “Vocês conheceram o nazismo”, afirma Lula em Congresso da UNE Presidente diz que “democracia pode não ser a coisa mais perfeita, mas não há nada como ela”… (por Pode 360)
– Crítica do Min. Barroso ao bolsonarismo em reunião da UNE, onde foi vaiado e na qual não deveria estar presente, leva a pedido de impeachment do Ministro do Supremo. Pacheco considerou a fala de Barroso inoportuna e infeliz, pedindo reflexão; Barrroso se explica e reconhece erro, tentando apagar o próprio incêndio.
Capas dos grandes jornais do centro-sul do país.
– Estado SP- Após troca no Turismo Lula tenta impor limite ao Centrão. Presidente diz que não abre mão de pastas da área social
-Folha SP- Gabinete militar sugere taxar INTERNET, Ministro nega. Repercissão ocorre após repercussão do plano para custear nova agência de segurança cibernética com tributo
-ZH – Após causar morte e danos, ciclone deixa o RS sob alerta de inundações. Um óbito na cidade de Rio Grande e 23 feridos; o temporal atingiu 51 municípios de diferentes regiões.
O Assunto g1 dia 14 de julho 23 – Bombas de fragmentação e o poder da Otan
Proibidas em mais de 120 países que assinaram um tratado internacional contra seu uso, as munições clusters são armamentos com alto poder ofensivo contra cidadãos civis – e que podem explodir mesmo anos depois de serem lançadas. Nesta semana, o arsenal ucraniano foi abastecido com novas bombas deste tipo, enviadas pelos EUA. A Otan, principal aliança intergovernamental militar do Ocidente, avalizou o uso do equipamento na guerra.
Munição: o que são as bombas de fragmentação// Brasil: país fabrica e exporta as bombas de fragmentação// Proibidas em 100 países: bombas enviadas para Ucrânia// Guerra: houve uso de bomba de fragmentação na Ucrânia// Putin: Ucrânia ingressar na Otan agravará tensão mundial//Cúpula: Otan aprova Suécia e discute adesão da Ucrânia// Ucrânia: será convidada a entrar na Otan, mas não agora