Resumo de notícias do dia – nacionais/ internacionais (02 de outubro)

Destaques de hoje (quarta, 02/10) no BOM DIA TORRES da CULTURAL FM

Imagem: Pixabay
2 de outubro de 2024

.

www.culturalfm875.com

 

INTERNACIONAIS

– O Oriente Médio põe o mundo em suspense. Forças de Israel invadiram o sul do Líbano por terra para combater o Hezbollah.

– O Irã disparou dezenas de mísseis que são interceptados pelo sistema de proteção antiaérea israelense. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu vingança. E o Irã afirmou que, se Israel retaliar, a reação vai ser esmagadora.

– Brasileiros relataram as dificuldades para sair da zona de guerra no Líbano.

– O derretimento de geleiras nos alpes mudou a fronteira Itália-Suíça.

– Israel planeja ataque ‘surpresa’ e ‘preciso’ contra Irã; Conselho da ONU se reúne hoje: Como conflito testa influência de EUA, Rússia e China.

– SANDRA COHEN: guerra de Israel passa a ser direta com o Irã

 

NACIONAIS

– Brasileiros relataram as dificuldades para sair da zona de guerra no Líbano. Um avião da FAB vai buscar os primeiros 230 repatriados.

– A agência de classificação de risco Moody’s melhorou a nota de crédito do Brasil.

– X informa ao STF que vai pagar as multas, e Moraes reitera ordem ao BC para desbloquear contas. – Motorista morre em acidente, e irmão mata sobreviventes a tiros em MT.

– Ministério da Fazenda divulga lista de bets liberadas para atuar no Brasil;

– Levantamentos preliminares indicam que a direita terá uma vitória importante no quadro nacional. Em SP, a presença de Marçal, no entanto, vitorioso tanto quanto Tabata na esquerda, mesmo que não vença, deixa o futuro incerto na direita

– PORTO ALEGRE: Policiais militares do Comando de Policiamento da Capital (CPC), responsável pelo patrulhamento do Centro Histórico, tornaram-se ontem os primeiros a operar de forma efetiva câmeras corporais em seus turnos de serviço.

– Roger Lerina analisa o docudrama Terra de Ciganos (2024), de Naji Sidki, que trata de uma das comunidades migrantes mais numerosas (800 mil pessoas) e invisibilizadas do país.

 

Capas dos grandes jornais do centro do país e POA

*O GLOBO – Irã ataca Israel e acentua temor de expansão da guerra.

*O Estado de SP – Irã lança 180 mísseis contra Israel e risco de guerra regional dispara; premiê promete vingança

*Folha de SP – Irã ataca Israel após ofensiva no Líbano; Israel promete resposta

*ZH – Irã lança mísseis contra Israel, que promete reagir

*JORNAL DO COMÉRCIO (POA) – CCR investe quase R$ 160 milhões em aeroportos de Bagé, Pelotas e Uruguaiana; Governo federal autoriza transferência de R$ 425,9 milhões para reconstrução do Salgado Filho; RS é o segundo estado em potência de geração solar distribuída  no campo

*AGÊNCIA BRASIL –  Liga Pontos trata de moradia, problema que não se resolve só com casa. O Brasil tem 6 milhões residências com famílias em condições precárias

 

O Assunto g1 dia – O ataque do Irã a Israel e o risco de guerra total

Em Tel Aviv, a noite de terça-feira (1º) começou com o aviso de que a cidade sofreria um ataque aéreo. Conforme parte dos mísseis e foguetes eram detidos pelo sistema Domo de Ferro, outros tantos faziam prédios tremerem. As sirenes tocavam pelas ruas e as pessoas procuraram abrigo – entre elas a correspondente da Globo em Israel, Paola de Orte, que relata como foram esses momentos. Foi o segundo ataque já executado pelo Irã contra o território israelense na história. Trata-se de uma anunciada retaliação aos assassinatos dos chefes dos grupos Hezbollah e Hamas. Não sem reação: o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu que fará o Irã pagar pelo que fez e o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que haverá consequências. Neste episódio, Natuza Nery entrevista Hussein Kalout, cientista político, conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e pesquisador da Universidade Harvard, sobre as motivações de Irã e Israel para escalarem os ataques. Ele projeta também quais devem ser os próximos passos de ambos os lados e os riscos reais de uma guerra regional.


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados