Resumo de notícias do dia – nacional/ internacional (14 de outubro)

Confira destaques do noticiário de hoje (14/10) no Bom Dia Torres da Cultural FM

14 de outubro de 2024

.

www.culturalfm875.com

 

INTERNACIONAIS

– Uma organização japonesa que combate armas nucleares ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

– Milhões de pessoas têm a chance de assistir à passagem do cometa do século.

– Tuvalu é o primeiro país que pode desaparecer por conta do aquecimento globo.

– 4 soldados israelenses morrem e mais de 60 pessoas ficam feridas em ataque do Hezbollah com drones no norte de Israel

– China anuncia início de manobras militares em torno de Taiwan

– Coreia do Norte diz que forças na fronteira estão de prontidão em meio a conflito por drones

– Por que tantos trabalhadores chineses estão sendo mortos ou sequestrados pelo mundo? Mais de 500 mil chineses trabalham atualmente em projetos no exterior. São muitos os casos de morte e sequestro.

– Nobel de Economia: Trio de cencedores receberam o prêmio por seus estudos sobre como as instituições são formadas e afetam a prosperidade entre as nações, gerando desigualdades.

 

*TÓQUIO: A ÚNICA METACIDADE DO MUNDO: Metacidade é um novo conceito relacionado à geografia urbana e pode ser definido como um grande aglomerado urbano com mais de 30 milhões de habitantes.

Este é o caso de Tóquio, a cidade mais populosa do mundo e a única metacidade do planeta até o momento.

 

NACIONAIS

– Seis pessoas que receberam órgãos transplantados contraíram o vírus HIV. Um laboratório tinha emitido atestados de segurança dos órgãos. O Ministério da Saúde vai investigar o sistema de transplantes do Rio.

– Depois do incidente no México, o presidente Lula disse que o governo brasileiro vai comprar aviões novos.

-Morre ícone da publicidade brasileira, Washington Olivetto criador de propagandas emblemáticas como o Garoto Bombril

– Malafaia chama Bolsonaro de omisso e covarde, Ciro Nogueira, Pres. do PP diz que ele está maluco e todos criticam Pablo Marçal, que promete ser candidato a um cargo executivo em 2026

– Reposição de estoque do Aquífero Guarani é insuficiente, mostra estudo; Problema causa preocupação em áreas de grande produção agrícola

 

 

Capas dos grandes jornais do centro do país e POA

*O Estado de SP – Sob pressão Enel aumentará efetivo no combate ao apagão. 760 mil sem luz

*Folha de SP – Apagão em SP completa dois dias, e Enel terá dois meses para explicar crise. Após troca de acusações entre Lula e Prefeitura SP, ANEEL diz que pode pedir fim do contrato

*ZH – Cresce a presença de universitário em EAD. Em 23 58,3% dos universitários gaúchos estavam em cursos remotos.

*JORNAL DO COMÉRCIO POA –  Tecnopuc celebra 21 anos como polo mundial de inovação; ELEIÇÕES POA 2024 – Maria do Rosário aposta no voto de quem quer mudanças em Porto Alegre

*AGÊNCIA BRASIL – Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro

 

O Assunto g1, dia 14/10 – A nova ofensiva do Congresso contra o Supremo

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, comandada por uma deputada bolsonarista, aprovou o que tem sido de chamado de “pacote anti-STF”. Entre as propostas está uma PEC que prevê a possibilidade do Congresso suspender decisões do Supremo – o que muitos juristas consideram inconstitucional.

Dois meses atrás, uma decisão do ministro Flávio Dino definiu novos critérios de transparência para as emendas parlamentares. A medida foi mal-recebida por uma fatia grande do Congresso e se somou a outros incômodos de parte dos parlamentares com o Supremo – sobretudo entre os parlamentares da direita. A reação veio agora: a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, comandada por uma deputada bolsonarista, aprovou o que tem sido de chamado de “pacote anti-STF”. Dois projetos de lei aumentam a lista de possíveis crimes de responsabilidade dos ministros da Corte e facilitam a análise de pedidos de impeachment de integrantes do STF. Uma Proposta de Emenda à Constituição limita as decisões monocráticas dos ministros. Outra PEC prevê que o Congresso possa suspender decisões do Supremo – proposta que muitos juristas consideram inconstitucional.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados