Resumo de noticias do dia – nacional/internacional/ estadual (05 de fevereiro)

Destaques de hoje no BOM DIA TORRES na CULTURAL FM,   5  de FEVEREIRO de 2024

Imagem: Pixabay
5 de fevereiro de 2024

 

www.culturalfm.online

 

NOTÍCIAS  DO DIA / INTERNACIONAIS

– Trump promete, se eleito, que irá taxar em 60% produtos chineses.

– O aquecimento do planeta leva a dengue para países do hemisfério norte. Alterações dá água do mar surpreendem banhistas em praias brasileiras.

– Nos Estados Unidos, povos indígenas ganharam o direito de vetar objetos expostos em museus.

– Número de mortos em incêndios florestais no Chile chega a 100

– Implantação de chip cerebral da ‘Neuralink’, de Elon Musk, divide opiniões de especialistas; veja como funciona. Chip do tamanho de uma moeda de R$1 implantado na cabeça de um ser humano pela primeira vez nesta semana ainda precisa ser testado. Nicollelis levanta dúvidas

– O plano das elites em Davos durante o Fórum Econômico Mundial para as Inteligências Artificiais.

–  Argentina: Mais de 30 jornalistas são feridos pela polícia em protesto contra Milei

– Presidente PETRO da Colômbia avisa que está sob pena de ser cassado :

 

NACIONAIS

– O INSS convoca milhões de aposentados e pensionistas para comprovarem que estão vivos. Eles não aparecem na base de dados do governo.

– O presidente Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, formalizaram a parceria na construção de um túnel entre Santos e Guarujá.

– Congresso retoma trabalhos com regulamentação da reforma tributária no radar. Deputados e senadores negociam recomposição de emendas vetadas e querem aprovar regras para uso de inteligência artificial.

– Entenda as dificuldades financeiras das empresas aéreas e soluções estudadas pelo governo. Fundo Nacional de Aviação Civil e garantias do BNDES estão sendo estudados. Soluções, contudo, esbarram na meta de equilíbrio das contas públicas.

– Pesquisa junto à comunidade no Rio aprova em 80% a proibição do celular em escolas e até sugere ampliação desta proibição durante todo o horário escolar e não apenas nas salas de aula.

– Arapongagem da Abin paralela indispõe os próprios bolsonarista. Weintraub diz que bolsonarismo ‘é lepra’ após saber que foi espionado pela Abin.

 

RIO GRANDE DO SUL

– Venda de máquinas e implementos agrícolas caiu 21,5% em 2023

– Crime ambiental na Região Metropolitana de Porto Alegre

 

TORRES E REGIÃO –

(AFOLHATORRES.COM.BR)

– II Summer Festival Inspira Surf 2024 teve surf e ação ambiental na Praia dos Molhes.

– Segundo  Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Braço Morto do Rio Mampituba segue considerado impróprio para banho

 

Capas de grandes jornais do centro/sul do país e RS

– O Estado de SP- PIB cresceria 0,6 ponto a mais se o Brasil reduzisse crime

– Folha de SP – Sob pressão Lula segura Padilha e confronta Lira

– ZH – Salários de 75% das categorias teve ganho real em 2023

– Jornal do Comércio POA – Rio Grande do Sul deve ter safra 50% superior à de 2023 Previsão é colher mais de 36 milhões de toneladas, ante as 24,2 milhões de toneladas do ano passado.

– AGÊNCIA BRASIL – Hospital de Campanha para combate à dengue abre nesta segunda no DF. Distrito Federal registrou aumento de 920% nos casos este ano

 

O Assunto g1 dia 5 fevereiro  -O primeiro grande teste de Milei

Durante a campanha eleitoral, Javier Milei apareceu diante de seus apoiadores empunhando motosserras e bradando contra todo o sistema político e econômico da Argentina. Assim, foi eleito presidente e prometeu a “reconstrução” e uma “nova era” para o país. A primeira ação foi a apresentação de um pacotaço com 664 artigos ao Congresso argentino – na lista de medidas, cortes totais em subsídios setoriais, privatizações das mais importantes empresas estatais e poderes especiais para o Executivo. Apelidado de “Lei Ônibus”, o texto-base foi desidratado para menos de 360 artigos, mas manteve o tom ultraliberal característico de Milei e conseguiu a aprovação na Câmara dos Deputados na última sexta (2); agora, os parlamentares vão analisar item a item e, depois, enviarão a versão final ao Senado, casa mais hostil às pautas do presidente argentino.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados