Retorno da rodoviária ao centro pode se alinhar ao projeto “Tarifa Zero” do transporte coletivo em Torres

Vereador Tenora afirmou que ideia está sendo estudada pelo governo Delci, o que pode ser um “ganha/ ganha” de duas demandas locais

8 de abril de 2025

Depois de várias abordagens sobre o assunto, feitas pela municipalidade e também por vários vereadores de Torres (inclusive na legislatura anterior), o possível retorno da antiga rodoviária para o local em que funcionara anteriormente – junto a Av. José Bonifácio, no Centro – voltou a pauta com nova possibilidade no horizonte.

Na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira (31 de março), o vereador Tenora (MDB) afirmou que, em conversa  com o prefeito Delci Dimer na semana passada, surgiu a possibilidade de haver a articulação de dois projetos no novo governo: 1) a resposta perante a demanda da volta da rodoviária para o centro, pedida por parte da sociedade; 2) a promessa do prefeito (ainda em campanha) de apresentar uma nova abordagem aos usuários de ônibus municipais, onde até a ‘tarifa zero’ poderia estar presente, estudando formas de possibilitar o transporte coletivo gratuito aos moradores de Torres

Tenora afirmou que o prefeito compartilhou a existência de um estudo, dentro do governo municipal, de englobar um possível retorno do antigo terminal rodoviário no centro de Torres a nova proposta de transporte coletivo, o que ajudaria a viabilizar o projeto (local, ponto, estacionamento, estrutura administrativa, etc). Consequentemente, o projeto novo acabaria embasando a volta da Rodoviária para o centro (sendo que, já há alguns anos, a estação está operando em endereço na Estrada do Mar).  Trata-se de utilizar um projeto para ajudar na viabilização de outro, numa espécie de ‘ganha/ganha’ entre duas demandas da sociedade.

Comércio estaria sofrendo

O vereador também fez sua análise referente ao impacto da saída da Estação Rodoviária do ponto na Av. José Bonifácio, ocorrido no final de 2021. Conforme Tenora, muitas lojas estariam sofrendo de falta de movimento após a mudança – sendo que foi reportada até a prática dos comerciantes de fechar às 17 horas, no para economizar custo de mão de obra e enfrentar a queda nas vendas.

 

Situação atual e projeções

Por Fausto Jr.

A renovação do contrato de concessão da Estação Rodoviária de Torres não foi levada adiante pelos antigos concessionários em 2021, que também eram donos do imóvel central onde funcionara o terminal. Como a atividade de transporte intermunicipal via ônibus tem caído, por conta do surgimento dos aplicativos de carona remunerada individual e de grupo (Uber, Bláblacar etc.), o valor do aluguel do ponto passou a pesar muito mais no bolso do empreendedor, que contrata a concessão de operar as estações rodoviárias nas cidades. Esse deve ter sido uma das razões, no caso de Torres, para o novo concessionário escolher um imóvel mais longe do centro, na Estrada do Mar.

Só que veranistas, turistas e moradores não gostaram. Reclamam da distância, do custo e da falta de alternativas para ir e vir de casa para  a nova estação, além da falta de segurança à noite, problemas na sinalização e estrutura, dentre outras demandas. E a volta da Estação Rodoviária de Torres passou a fazer parte de sugestões de vereadores, os representantes do povo na democracia participativa.

Dentre as ideias, está uma espécie de ‘estatização’ da Rodoviária, que teria que conter inclusive a desapropriação do imóvel da antiga estação, na Av. José Bonifácio.

Cabe lembrar que, sendo certo ou errado, o sistema de transportes intermunicipais no Rio Grande do Sul funciona sob forma de concessão (do Estado do RS) para operadores, assim como concessão para as empresas de ônibus, onde regras e leis imperam. A cidade não tem de direito nenhuma ingerência técnica direta nas rodoviárias das cidades, só políticas.


Publicado em: Política






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