Reunião debate alternativas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade do Passo de Torres

Conforme explicações, estariam havendo questionamentos locais tanto do Ministério Público quanto da Administração Municipal e demais entidades

25 de maio de 2021

No dia 13 de maio, a Secretária de Desenvolvimento Humano e Social do Passo de Torres, Ana Lucia Joaquim e a Assistente Social Tais Broch de Borba tiveram reunião com membros do Conselho Tutelar do município. Na ocasião foi posto em pauta quais ações que estão sendo feitas em prol das crianças e adolescentes do município, explicou que estão havendo questionamentos tanto do Ministério Público quanto da Administração Municipal e demais entidades referentes a estas ações de prevenção e do não acolhimento das crianças e adolescentes. Participaram a Presidente do conselho Dinorá Marques e os membros Jaqueline Irazóqui de Matos, Gilson Castilho, Carle Chagas e Tânia Pereira Cravo.

A Presidente Dinorá relatou que o Conselho trabalha com visitas às famílias e fazem um monitoramento para evitar ao máximo o “acolhimento”, que só acontece em último caso, falando ainda que o acompanhamento é realizado de forma territorial, ou seja, visando principalmente as áreas mais carentes do município. O acolhimento é quando a criança ou adolescente é afastado da família por motivo de risco iminente (e geralmente é encaminhada a Casa Lar). Dinorá também falou da necessidade de ter encaminhamento para os jovens que pudessem ser a um trabalho, isto os manteriam afastados da violência e drogas.

A Assistente Social Tais disse que o trabalho está direcionado na criação de projetos e iniciativas para atender crianças e adolescentes, sendo debatido entre os presentes a forma de buscar recursos para tais projetos .A Secretária Ana mencionou programas como o Jovem Aprendiz e destacou a importância de estender os atendimentos às crianças e adolescentes através da educação  CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) antigo PETI, que busca os atendimentos em grupo com crianças, adolescentes, adultos e idosos (Projetos para idosos se encontram finalizados prontos para execução).

A Secretária Ana sugeriu reuniões com Giovana e Aline (do CRAS) e Alessandra (do SCFV) para buscarem juntos mais alternativas em projetos de prevenção às crianças e adolescentes.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados