Na última reunião ordinária do Conselho de Saúde de Torres, realizada no dia 5 de fevereiro, uma das conselheiras relatou reclamação da demora e pouco senso de acolhimento junto ao Pronto Atendimento (PA) da Saúde Municipal de Torres. Ela citou caso ocorrido no dia 03 de fevereiro com um idoso de 74 anos, o qual chegou com dor e febre no PA às 13h30…. entretanto, às 19h35 ainda não havia sido medicado, tão pouco tinha recebido o resultado dos seus exames.
Em explicação, o representante da Secretaria Municipal de Saúde no Conselho fez algumas considerações sobre como funciona o acolhimento e o atendimento no PA. Mas a Secretária de Saúde Suzana Machado reconheceu que tem servidores que não tem perfil para estarem lá, atendendo no Pronto Atendimento, sejam eles contratados ou concursados, e que isto será observado.
Diante deste fato, o Presidente do Conselho, Francisco Pereira, questionou sobre quais as providências deverão ser tomadas para sanar o problema diagnosticado e reconhecido. Foi então prometida uma nova capacitação para os servidores sobre a atenção ao protocolo de atendimento/acolhimento, treinamento este que será feito para todas as enfermeiras da emergência e da atenção básica.
Climatização na ala de desintoxicação de dependência química do hospital
Na mesma reunião do Conselho de Saúde, foi entregue à entidade, através da Associação do Bairro São Francisco, um abaixo assinado feito pelos pacientes e familiares da região, solicitando providências quanto à instalação de ventiladores ou ar condicionados nos cômodo da Ala Psiquiátrica do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN). A reclamação é do calor excessivo nos quartos das hospitalizações de desintoxicação ou outras internações críticas na ala, o que causa um grande mal estar aos pacientes – que têm maior dificuldade, ainda, em se recuperar das crises de dependência química ou situações similares.
Eleição em março
Na próxima reunião do Conselho, que será realizada na primeira terça-feira do mês de março, será feita a eleição para a nova chapa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Torres. O presidente, Francisco Pereira, lembra que qualquer conselheiro pode formar uma chapa para concorrer no pleito ou ser aclamado por falta de concorrência.