Revitalização da Orla Gastronômica do Rio Mampituba prevista para iniciar dia 10 de janeiro

A intervenção engloba uma área de 18.792,00 m², iniciando no final da Avenida Beira Mar e finalizando na Avenida Cristóvão Colombo.

FOTO - maquetes eletrônicas fazem uma previsão de como deve ficar a orla após revitalização (fonte - Arquivo Prefeitura de Torres)
5 de janeiro de 2023

Segundo indica a administração municipal de Torres, começam no próximo dia 10 de janeiro (terça-feira) as obras de revitalização da Orla Gastronômica do Rio Mampituba. A intervenção engloba uma área de 18.792,00 m², iniciando no final da Avenida Beira Mar e finalizando na Avenida Cristóvão Colombo. Conforme o prefeito Carlos Souza, a iniciativa é de grande importância para a cidade, um marco para os torrenses. “A orientação é de que as obras iniciam sem comprometer o movimento da temporada”.

As obras terão várias etapas e deve iniciar pela contenção do rio Mampituba, que não afetará a circulação de pedestres e o fluxo de veículos. A previsão é de que todas as intervenções durem cerca de nove meses. Para a municipalidade, as obras tem como objetivos “a priorização do pedestre, a mobilidade urbana, a contenção das margens do Rio Mampituba, a infraestrutura urbana, projeto paisagístico e a revitalização da Praça Amigos da Praia de Torres (que fica ao lado da Sapt)”.

 

Contenção das margens do Mampituba e áreas de passeio

 

A contenção das margens do Rio Mampituba será executada por meio de colocação de pedras de enrocamento e concreto ao longo das margens que abrangem os trechos da obra. Além destas melhorias estruturais, as margens irão se tornar local contemplativo, com decks e passeio público com mobiliário urbano.

As áreas de passeio serão ampliadas e espaços de contemplação serão construídos, os mesmos serão nivelados com a rua. Terão pisos padronizados e rota acessível com sinalização tátil. Outro incentivo será através da distribuição de novo mobiliário urbano ao longo do trajeto, composto por bancos, lixeiras, espreguiçadeiras e bicicletário. Além disto, está previsto novo projeto paisagístico pensado para proporcionar conforto ambiental para permanência no local.

Continuidade da ciclovia e projeto paisagístico

 

A ciclovia da Avenida Beira Mar terá continuidade na orla, tendo seu prolongamento estendido por aproximadamente 470 metros até a Avenida Cristóvão Colombo. Será em concreto pintado e com sentido de ida e volta, terá iluminação e sinalização vertical e horizontal.

Serão redimensionadas e refeitas a drenagem pluvial através de tubos de PEAD e alguns postes serão suprimidos e outros relocados para melhor se comportar diante do novo desenho urbano. Estas melhorias englobam as Ruas Barra do Rio, Kalil Sehbe, Saldanha da Gama e Avenida Cristóvão Colombo. As Ruas Barra do Rio, Kalil Sehbe, Saldanha da Gama receberão nova pavimentação com PAVS e terão seu sentido viário alterado. Já a Avenida Cristóvão Colombo contará com recapeamento asfáltico.

Visando o conforto ambiental urbano, o projeto paisagístico conta com arborização ao longo dos trechos, estas se darão por Ipês: Rosa e amarelo, e quaresmeiras. As Ruas Kalil Sehbe e Saldanha da Gama também receberão arborização. As esquinas serão humanizadas com floreiras e folhagens, por toda a extensão da orla teremos canteiros e floreiras. Pensando na drenagem urbana, serão feitos jardins de chuva com sistema de escoamento. As árvores existentes de espécie exótica invasoras serão retiradas.

A revitalização da Praça Amigos da Praia de Torres consiste em novo desenho urbano, se integrando ao passeio público e à ciclovia. Assim como mobiliário urbano, iluminação em LED, playground em madeira plástica e projeto paisagístico. A grande novidade na praça se dá pela instalação da fonte interativa de piso, a mesma permite a participação ativa do público em contato com a água e quando os jatos são desligados o espaço fica livre para apresentações itinerantes.

 


Publicado em: Infraestrutura






Veja Também





Links Patrocinados