SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE DE ARROIO DO SAL DIZ QUE OBRAS DO PORTO PODEM INICIAR NO 1º SEMESTRE DE 2021

Empreendimento financiado por russos está mais bem encaminhado, mas ainda não há a licença final da Capitania dos Portos

Vista aérea de Arroio do Sal (foto meramente ilustrativa)
12 de setembro de 2020

O jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, divulgou nesta  semana , na quinta-feira (dia 10 de setembro), que se for contemplado o grupo Doha para a construção do Porto em Arroio do Sal, as obras do terminal já podem iniciar no primeiro semestre o ano de 2021. A informação foi dada pelo Secretário do Meio Ambiente da cidade Luiz Carlos Schmidt.

O grupo que está financiado por investidores russos já recebeu a licença da municipalidade para construir a sede administrativa da empresa para que seja feita a gestão das obras do terminal, dentre outras tarefas da implementação do porto. E se for a Doha, a área escolhida é no Balneário Arroio Seco. Estas informações já foram dadas por A FOLHA há algumas semanas, na ocasião da licença entregue para os empreendedores.

A projeção é de que 25 mil empregos, entre diretos e indiretos sejam criados pela implantação do Porto em Arroio do Sal. E o investimento total de capital para a implantação do Terminal Portuário será de pelo menos US$ 1 bilhão.

 

Burocracias adiantadas pelo grupo Doha

 

Conforme informou o secretário da prefeitura, a municipalidade já adiantou para a Doha processos internos que favorecem seu projeto, quando ainda concorre com outro grupo de interessados na construção do Terminal portuário. A Prefeitura já emitiu um documento denominado de “favorabilidade”, que está assinado inclusive pelo prefeito da cidade e pela Procuradoria Geral do Município, como forma de adiantar o trabalho. A mesma licença dada pela prefeitura de Arroio do Sal é parte da documentação que será encaminhada pela Doha junto a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A partir daí os empreendedores devem pedir o licenciamento ambiental junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

Mas a licença para a construção deve ser dada somente para uma das duas empresas interessadas. Embora pareça que o empreendimento financiado pelos russos esteja mais bem encaminhado que o do outro grupo econômico, a decisão final ainda não é definitiva.  Mas deve sais nos próximos meses.

 

 


Publicado em: Infraestrutura






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