Skatistas buscam reforma da pista pública de Torres e demandam construção de uma pista mais moderna

Conversamos com o presidente da União Torrense de Skate (UTS) e com o secretário municipal do Turismo, Cultura e Esportes sobre a questão

Foto de parte danificada da pista pública de Torres, divulgada pelo perfil Pro Skate Torres
3 de novembro de 2020

Nesta sexta-feira (30), imagens postadas no Instagram destacavam a situação na qual se encontra um trecho da  pista pública de skate de Torres – junto a praça Pinheiro Machado (praticamente à beira mar da Praia Grande). As fotos mostram o desgaste do espaço dedicado aos skatistas de Torres – sendo que há um equipamento quebrado, concreto solto e outros problemas.

“Nossa pista, que já recebeu eventos municipais e estaduais está ‘sangrando’: sem manutenção, sem melhorias, sem segurança para a prática do esporte”, lamentou o perfil Pro Skate Torres (que divulgou as fotos), clamando por auxílio para que possa ser feita uma reforma na pista – recebendo apoio de diversos outros skatistas (através de comentários).

 

Reforma da pista atual (e busca por novo e moderno espaço)

 

Em decorrência da repercussão das fotos divulgadas nas redes sociais, conversamos sobre a pista pública de skate com Guilherme Pereira, que é secretário da União Torrense de Skate (UTS). Ele ressaltou que a pista está na condição que está por causa do uso contínuo, sendo que no passado foi construída por uma empresa não especializada, utilizando-se de material de baixa qualidade (e que, por isso, reparos no local são necessidade constante). Recentemente, a necessidade de uma reforma no local foi informada à Prefeitura de Torres, que até encaminhou funcionários para arrumar um pouco o local, porém sem a eficácia necessária, conforme Pereira  e outros skatistas.

“A prefeitura tinha nos dado um prazo (para a reforma), mas este prazo acabou expirando. E quando os funcionários da prefeitura finalmente foram arrumar o local, acabaram (talvez sem querer) deixando pior do que estava – tiraram uns ferros enferrujados e tal, mas montaram de forma equivocada, ficou ainda mais perigoso. Daí conversamos com alguns parceiros da UTS  já se prontificaram a nos ajudar a fazer uma reforma emergencial na pista pública (da praça Pinheiro Machado) até o começo do verão, para que ela ao menos volte a ser segura para a prática do esporte”, explicou Pereira.

Entretanto, o secretário da UTS  (ressoando o desejo do presidente da entidade, Gustavo Muniz Carlos ‘Catiorba’) ressalta que a principal demanda dos skatistas de Torres junto à prefeitura é a construção de uma pista nova, pois a atual está ultrapassada, não corresponde mais as necessidades dos skatistas de Torres. “Precisamos de uma pista moderna, feita por empresa especializada. Skatistas de Torres (incluindo o campeão gaúcho Alan Kjelin) estão saindo daqui para ir andar em Arroio do Sal, Xangrilá, Criciúma – lugares que tem pistas nova, de ponta” concluí Guilherme Pereira.

 

Secretário diz que já havia se prontificado com demandas dos skatistas

 

Para averiguar o ponto de vista da municipalidade, conversamos também com o Secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Torres, Fernando Nery. Conforme Fernando, há cerca de 2 meses prefeitura e skatistas de Torres se reuniram para debater a questão, sendo que a municipalidade teria se prontificado em fazer um ‘tapa buraco’ na pista da Praça Pinheiro Machado – o qual já teria começado – bem como, futuramente, construir um espaço novo.

“Já estávamos sabendo da situação da pista da Praça Pinheiro Machado – sendo que recentemente começamos a arrumar os corrimãos, e iríamos fazer o ‘tapa buraco’ nesta semana. Confesso que fui pego de surpresa nessas últimas reclamações porque estávamos dispostos a efetuar os reparos. Também sabemos que Torres precisa de uma pista moderna, diferenciada para nossos atletas, sendo que temos o compromisso futuro com essa demanda”, concluí o secretário Néry.


Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados