SOMOS ALDEIA: Grupo de Apoio às Mães Atípicas de Torres já conta com mais de 100 mulheres

O Grupo “Somos Aldeia” foi formado em 2020 diante da realidade encontrada pela solidão que as mães atípicas vivenciam.  Mães atípicas são assim chamadas porque possuem em seus lares filhos “atípicos”, ou seja, portadores de alguma deficiência.

19 de dezembro de 2022

Trinta e sete famílias com seus filhos. Filhos típicos e atípicos reunidos. Trata-se da confraternização de final de ano do GAMA – Grupo de Apoio às Mães Atípicas em Torres, que possui a frase institucional “Somos Aldeia”.

Conforme informa Gislaini Dalpiaz Peres sobre o evento, a festa com motivos natalinos teve brinquedos infláveis, visita do Papai Noel e presentes arrecadados, através de doações ou apadrinhamento.  E tudo foi entregue a cada um dos participantes pessoalmente…

 

Afinidade em meio aos obstáculos

 

O Grupo “Somos Aldeia” foi formado em 2020 diante da realidade encontrada pela solidão que as mães atípicas vivenciam.  Mães atípicas são assim chamadas porque possuem em seus lares filhos “atípicos”, ou seja, portadores de alguma deficiência. “Queremos colocar esse filho em outra perspectiva na sociedade, e as vezes nova perspectiva junto a própria família” afirma Gislaini.

O grupo atualmente conta com mais de 100 mulheres mães, cuidadoras dos seus filhos,  com diversas deficiências diferentes. Estas se encontram todo final de mês, em eventos realizados em Torres no saguão da escola Tietboehl, no turno da noite.  Nos encontros, tecnicamente coordenados por duas psicólogas, o grupo realiza Roda de Conversa além de outros  momentos de descontração – como por exemplo  a prática de  yoga,  de dança e etc., práticas oferecidas por voluntários à causa.

O maior objetivo do grupo é se entender e buscar mitigar as dificuldades enfrentadas pelas famílias por conta das deficiências dos atípicos, interagindo com pessoas que entendem o sentimento por terem a mesma situação em seus lares ou em suas famílias.

”Não estamos sozinhas”, comemora Gislaine Dalpiaz. “O primeiro grande evento foi em fevereiro de 2020 quando a ativista e profissional da inclusão Lau Patron palestrou para mais de 500 professores e colocou o grupo GAMA como o primeiro grupo de Torres formado com esse objetivo”, afirma.

O  “ Somos Aldeia” existe há dois anos. E após a pandemia, houve o retorno dos encontros. No ano de 2022 o encerramento das atividades anuais aconteceu neste evento, realizado nas dependências do Lions Clube de Torres nesta semana que passou, quando o mesmo foi  considerado um sucesso,  principalmente pela quantidade de doações.

Mais informações sobre o grupo “Somos Aldeia” pelo fone (51) 9819-3097, ou pelo email somosaldeiagama@gmail.com e instagram @somosaldeiagama

 


Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados