TORRES 2050: Painel debate a qualidade de vida que esperamos para Torres no futuro

Promovido pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente de Torres (COMMAM), evento ocorreu no último dia 28 de junho

Bom Público se fez presente ao evento
4 de julho de 2018

Foi realizado na última quinta-feira (28 de junho) na Casa de Cultura de Torres (atual Casa da Terra), o Painel Torres 2050. Organizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente de Torres (COMMAM), foi um evento construído para que todos possam refletir sobre “Qual Será a qualidade de vida?” em um futuro não tão distante. Está proposta desafiou os cinco palestrantes escolhidos para compor o Painel: Lara Lutzenberger filha do Ambientalista José Lutzenberger e Presidente da Fundação GAIA – Legado Lutzenberger; Leonardo Gedeon  historiador, pesquisador e educador; Marcelo Koch arquiteto concursado da Prefeitura de Torres e um dos urbanistas responsáveis pela revisão do Plano Diretor (PDTA) de Torres; Eraclides L. Maggi empresário da construção civil e Presidente da associação dos construtores e incorporadores de Torres (ACTOR); Marco Antônio S. Collares Machado, presidente  e fundador  da associação dos engenheiros, arquitetos e agrônomos do Litoral Norte. A mediação do Painel ficou sob a coordenação do comunicador Nelson Peres, da Rádio Cultural FM (87,5FM) de Torres, que protagonizou também à transmissão online do evento.

Após abertura do evento realizada pela Presidente do COMMAM, à Bióloga Ivana Freitas, o Mediador Nelson Peres convidou os palestrantes e explicou o formato do evento, que foi bem dinâmico, pois além das apresentações de cada convidado, logo após houve um debate sob o conteúdo apresentado. Por fim, o público que praticamente lotou as dependências da Casa de Cultura de Torres, pode realizar perguntas para os convidados. Após o término do evento, com diversos temas sendo abordados e discutidos pelos convidados, chegou-se a um consenso: Torres 2050 iniciou- se nesta chuvosa noite de 28 de junho, dado o volume de informações, opiniões e projeções sob o tema. O Mediador Nelson Peres considerou que “o evento foi muito bem planejado e executado e todo conteúdo dos painelistas foi positivo no olhar do que foi apresentado”

 

Palestrantes  destacam oportunidade para reflexão

Palestrantes: Eng Marco Antonio & Lara Lutzenberger; na foto à direita, Mediador Nelson Peres com Prof Leonardo Gedeon e Eraclides Maggi

 

. O Arquiteto Marcelo Koch destacou a iniciativa do Painel Torres 2050: “eventos deste porte são muito importantes para o amadurecimento da Opinião Pública, para estabelecer rumos e firmar consensos sobre o futuro da cidade”.

Lara Lutzenberger considerou o evento “uma excelente oportunidade para dialogarmos e refletirmos coletivamente sobre o que percebemos de Torres 2018 e o que desejamos para Torres 2050″. Lara indagou se vamos investir em mais verticalização, adensamento e poluição. “Será que não podemos redirecionar os esforços na qualificação da cidade com maior valorização de seu patrimônio ambiental, adequação de sua infraestrutura e fomento à economia criativa?”.

O Professor Leonardo Gedeon destacou a relevância do Painel Torres 2050 para que ocorra uma reflexão sobre Torres e a qualidade de vida futura: “O Painel nos coloca num debate atual e plural que vem acontecendo no mundo inteiro. A organização do evento realizada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMMAM e seus apoiadores foi de excelência, propiciando um ambiente acolhedor e democrático”. Gedeon destacou que o evento deve ser balizador para os gestores públicos, lideranças comunitárias e empreendedores, pois pensar no futuro é uma responsabilidade e um comprometimento com as próximas gerações.

O Engenheiro Marco Antônio S. Collares Machado destacou que “o desenvolvimento de Torres não pode parar, mas deve ser harmônico com suas realidades e com isso manter a qualidade da maioria da população. Pois essa qualidade de vida atrai mais renda, e hoje está renda está concentrada em atividades como turismo, construção civil e comércio”. Para Collares, todas essas atividades estão ligadas ao desenvolvimento e por isso o desafio está em como isso vai acontecer. “Através de instrumentos como Planos Diretores Auto sustentáveis, ou seja, crescimento com infraestrutura adequada” sugeriu.

O Empresário Eraclides L. Maggi agradeceu o convite para participar no Painel Torres 2050, e enfatizou a excelente organização do evento, destacando o nível do debate e deixando como sugestão que seja criada uma “agenda” das pautas discutidas no Painel, “para que possa ocorrer a identificação de soluções práticas para várias áreas de suma importância em nossa cidade”.

Finalizando, a presidente do COMMAM, Ivana Freitas, considerou o evento da mais alta relevância e destacou que a QUALIDADE DE VIDA vem sendo um tema bastante discutido. “O conceito é amplo, e vai do equilíbrio da vida dos indivíduos, como também em sentir-se tranquilo e satisfeito com os acontecimentos cotidianos,  sendo esse um dos principais diferenciais competitivos entre as cidades,  como foi abordado em umas das apresentações do Painel. Então, como não discutir qualidade de vida em meio a segurança, educação, saúde, mobilidade urbana, sustentabilidade, ou seja, o bem estar da nossa população para Torres 2050?”.

Arquiteto Marcelo Koch

 

Realização: Conselho Municipal do Meio Ambiente de Torres (COMMAM)

Apoio: Prefeitura Municipal de Torres, Rádio Cultural FM Torres,  Vca Maggi, DIMER Jardinagens, Artesãos Casa da Terra, Agua Mineral Santo Anjo, Jornal A FOLHA.

 

*Fotos por Priscila Gamba (prefeitura de Torres)

 


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados