Na manhã desta quarta-feira, 31 de janeiro, o prefeito Carlos Souza assinou o decreto 25/2024 que determina luto oficial de três dias pelo falecimento do advogado Ivam Roque Sá Brocca ocorrido na própria quarta (31). A iniciativa demonstra o profundo pesar do município pelo ocorrido, considerando os inestimáveis serviços prestados à população e ao município como cidadão e advogado, durante sua existência. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Torres, durante 12 anos, distribuídos em vários mandatos, e era conselheiro estadual da OAB.
Nesta quarta-feira, o Doutor Ivam, natural da Vila Brocca em Mampituba e residente em Torres, faleceu no Hospital São José, em Criciúma, após enfrentar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que o levou a uma internação de 20 dias. Infelizmente, o estado de saúde de Ivan nos últimos dias evoluiu para um quadro irreversível, resultando em seu falecimento no dia de hoje.
Ivam deixa esposa, a farmacêutica Iolanda Salgado, servidora pública municipal, e o filho, Lucca Brocca.
Na esfera política, Ivam esteve envolvido em diversas ocasiões, candidatando-se a vereador e prefeito. Em 2024, ele ocupava a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) de Torres.
A Prefeitura de Torres manifesta profundo pesar por esta perda. Familiares e amigos lamentaram o falecimento do excelente advogado, pai, marido, e companheiro incondicional do dia a dia das causas sociais e do bem comum. A administração municipal, em nome do prefeito Carlos Souza, expressa condolências aos familiares e amigos e se coloca à disposição neste momento difícil.
A OAB/RS emitiu uma nota de pesar, anunciando um decreto de luto de três dias em homenagem a Ivam. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou a importância de Ivan como ser humano excepcional e líder dedicado, deixando marcas significativas em sua atuação na subseção de Torres, no Conselho Pleno e na advocacia gaúcha como um todo.