Torres e Passo de Torres integrados a campanha de prevenção ao suicídio

Caminhada de valorização à vida, no dia 26 (terça), é uma das atividades relacionadas ao 'Setembro Amarelo' em Torres

22 de setembro de 2017

Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

E no mês em que se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), a Secretaria de Saúde de Torres realiza, no dia 26 (terça-feira) a caminhada de valorização à vida “Setembro Amarelo” em Torres. A concentração ocorre às 14h, na sede do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS (Av. do Riacho, 978) em direção à Praça XV de Novembro, passando pelas ruas centrais. A intenção é esclarecer e mobilizar a sociedade civil sobre este assunto, ainda considerado tabu por muitos. A iniciativa quer capacitar o público paraa prestar ajuda a quem mais precisa.

Conforme a coordenadora do CAPS, Carla Quartiero Gross, o assunto é de extrema importância, uma vez o índice de suicídio na região é significativo. Às vezes, a pessoa não quer morrer, mas parar de sofrer. A coordenadora salienta ainda que o suicídio é uma questão de saúde pública. O Caps atende vários pacientes por mês em diversos aspectos mentais: depressão, ansiedade, stress, pensamento suicida, saúde mental, álcool e outras drogas.

O alerta sobre o tema, junto à população torrense, será realizado através da distribuição de material educativo aos populares e comércio local. Algumas medidas podem ajudar muito na prevenção do suicídio, como: escutar com atenção, conversar francamente sobre o assunto, não negar sofrimento da pessoa (dizer que não é nada e vai passar), não deixar a pessoa desacompanhada nem por um minuto e procurar serviço de saúde mais próximo. Mesmo que a pessoa não aceite a família pode buscar orientação. Os coordenadores do evento sugerem que os participantes vistam uma peça de roupa amarela, cor alusiva à campanha.

 

No Passo de Torres

 

Já  no município de Passo de Torres, a Campanha Setembro Amarelo vem sendo divulgada em escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de prevenir e alertar os estudantes para a valorização da vida. A atividade Setembro Amarelo nas escolas, teve seu início na Escola Manoel Rodrigues, no dia 11 de setembro, com alunos de 8° e 9° ano, onde foram realizadas rodas de conversas sobre o tema e apresentação de dinâmica em grupo, sobre a influência que os pensamentos negativos causam nas pessoas e suas consequências, como: uma má percepção de si mesmo, dos outros e o ambiente ao seu redor.

“A orientação e esclarecimento referente ao tema servem de alerta para que todos possam identificar e saber onde procurar ajuda especializada para cada caso”, ressaltou a psicóloga educacional do município, Fernanda de Souza Lummertz.

 

Sobre o Setembro Amarelo

 

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio, e como evitar que este fato drástico ocorra.  Mundialmente, o IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa vinculado ao dia 10 do mês de setembro, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo, sendo uma entidade sem fins lucrativos que atua, em vários países e gratuitamente, na prevenção do suicídio desde 1962.

Iniciado no Brasil pelo CVV, CFM (Conselho Federal de Medicina)e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. De lá para cá, importantes monumentos do país – como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional e o Estáio Beira-Rio –  já foram iluminadas de amarelo, em declaração de apoio a causa.

 


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados