A etapa regional da 4ª Conferência Nacional da Economia Popular Solidária (CONAES) acontece na próxima terça-feira dia 11 de fevereiro em Torres, e traz como tema “Políticas Públicas de Economia Popular e Solidária: construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”. O evento será na Avenida do Riacho, n° 207 (auditório da APAE Torres/RS).
Conforme os organizadores, os objetivos da Conferência são de fortalecer a organização social e cidadã dos sujeitos da economia popular e solidária para o exercício da democracia, da defesa do meio ambiente, da autogestão e do desenvolvimento sustentável e solidário. “ Além disso, buscaremos fazer um balanço do ambiente institucional das políticas de economia popular e solidária, refletir sobre a conjuntura e a realidade dos municípios e territórios, visando elaborar diretrizes e ações programáticas para o 2º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária”, destaca Maria de Fátima Cechin, que participa da organização da CONAES Litoral Norte (representando a Ecotorres).
Os eixos programáticos de debate tratarão da realidade socioambiental, cultural, política e econômica; da produção, comercialização e consumo justo e solidário; financiamento: crédito e finanças solidárias; da educação, formação e assessoramento técnico; e do ambiente institucional.
A 4ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária da Região Litoral Norte é uma convocatória da Secretaria de acordo com o calendário do Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria Nacional da Economia Solidária/MTE/SENAES. Tem como municípios realizadores: Torres, Mampituba, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Osório, Maquiné, Itati, Terra de Areia, Morrinhos do Sul, Rolante, Caraá, Dom Pedro de Alcântara, Santo Antônio da Patrulha, Mostardas, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé, Balneário Pinhal, Xangri-lá.
Programação
8h30min – Leitura e aprovação do regimento da conferência
9h – Abertura Oficial da 4ª Conferência Intermunicipal de Economia Solidária
9h30min – Palestra e debate: “Balanço das políticas públicas e análise de conjuntura que afetam a economia popular e solidária nos territórios onde ela está inserida”. Deputada Federal Maria do Rosário
10h45min – Exposição dos Eixos Temáticos:
- Realidade socioambiental, cultural, política e econômica: Carla Dornelles/ Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas
- Produção, comercialização e consumo justo e solidário – Anelise Becker/ Cooperativa Econativa
- Financiamento: crédito e finanças solidárias – Eni Machado/ Unisol RS – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários
- Educação, formação e assessoramento técnico – Cristiano Motter/ Centro Ecológico/Coopernativa
- Ambiente institucional – André Mombach – Coordenador Programa de Formação Paul Singer – SENAES – Secretaria Nacional da Economia Popular e Solidária.
13h30min – Grupos de Trabalho dos Eixos Temáticos
15h15min – Plenária final
✓ Socialização e aprovação das propostas por Eixos Temáticos
✓ Eleição de delegados e delegadas para a 4ª Conferência Estadual