Torres terá variada programação nos ’16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’

A campanha acontece todos os anos, entre 25 de novembro (Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

20 de novembro de 2023

Com a proximidade dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, campanha internacional de combate à violência contra mulheres e meninas, o Centro de Referência da Mulher Pricila Selau promoverá atividades para essa mobilização para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres. A campanha acontece todos os anos, entre 25 de novembro (Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). A programação é prevista no Calendário Oficial de Eventos do Município, Lei nº 5.331, de 06 de janeiro de 2023.

A secretária Helvia Sanae Mano pontuou que durante os momentos de Ativismo, o Centro de Referência da Mulher visitará instituições de ensino para continuar as atividades com os estudantes, “pois é fundamental o trabalho de prevenção na base. Os jovens são os multiplicadores e muitas vezes, os filhos da violência”.

 

Programação

No dia 27 de novembro, na UCS, às 9h, será realizada uma palestra intitulada “Suicídio e Violência Doméstica – a linha tênue da desesperança feminina”, com a Dra Angelita Maria Ferreira Machado Rios, Perita Médica-Legista Psiquiatra – áreas de atuação em Sexologia Forense e Perícias Psíquicas, Doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da ULBRA – Canoas, Organizadora do Livro “Perícia Médico-Legal e Criminal em casos de violência contra Crianças e Adolescentes”

Já no dia 6 de dezembro, acontece a Campanha do Laço Branco, iniciativa que começou após uma tragédia ocorrida em 1989, em Montreal, no Canadá. Marc Lepine invadiu uma escola politécnica canadense, ordenou que homens se retirassem, assassinou 14 mulheres e suicidou-se em seguida. A tragédia mobilizou canadenses a criar a primeira campanha do Laço Branco. No Brasil, esta Campanha teve início em 1999 e em Torres durante a atual gestão municipal. Sendo assim, na data da Campanha, serão distribuídos laços brancos como uma forma de mostrar que há homens que não compactuam com a violência contra a mulher.

Em 7 de dezembro será promovido o “Café com Elas”, momento de socialização e trocas com falas potentes sobre o empoderamento das mulheres, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A iniciativa ocorrerá no CRM, às 14h.

No dia 8 de dezembro, na UCS, às 13h30, será realizada a palestra intitulada “Existir como mulher é resistir “, com Tábata Bier. Formada em Design, atual Diretora do Departamento de Políticas para a Mulher do Estado do RS, tem 40 anos, é uma ativista dos direitos das mulheres e da reconstrução da autoestima. Tábata diz que encontrou na análise da construção da personalidade das mulheres seu verdadeiro propósito.

Já em 9 de dezembro, a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres terá um espaço dentro da programação de Natal promovida pela Secretaria de Turismo e de Cultura e Esporte. (FONTE – Prefeitura de Torres)

 


Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados