Está tramitando na Câmara de Vereadores de Torres e deverá ser despachado pela comissão administrativa durante o recesso das sessões ordinárias de janeiro, a INDICAÇÃO 42/2023, de autoria do vereador Jacó Miguel (PSD), que solicita que a Companhia Rio Grandeasse de Saneamento (CORSAN) averigue a situação das reclamações de moradores da Praia Gaúcha e Praia Yara (Praias do Sul do litoral de Torres), referente a oferta de água potável para parte dos moradores daquela região.
Na justificativa que está no corpo da Indicação do vereador, ele afirma que os moradores não entendem por que a tubulação de abastecimento de água potável, embora esteja próxima, não chega entre as localizações das Rua A e D na divisa das praias. E que os habitantes destas vias e região da praia estariam pedindo veementemente pelo atendimento com água para todos, inclusive alegando as dificuldades que têm enfrentado ao ter de utilizar os poços artesianos, onde a água estaria, em alguns casos, salobra e apresentando ferrugem.
Poços artesianos às vezes são insalubres
Várias praias do sul de Torres possuem este problema. Eventualmente são causados pela falta de escrituração das posses dos terrenos, que em alguns casos não permite que as empresas concessionárias de água e luz forneçam o serviço oficialmente.
Mas já existe jurisprudência no Brasil que obriga que a água seja fornecida para os moradores, mesmo quando não há regularização formal das propriedades onde se situam a moradia que solicita a água.