Na última sessão da Câmara Municipal de Torres, realizada na segunda-feira, dia 4 de abril, em seu pronunciamento, o vereador Rogério Evaldt Jacob, o Rogerinho (Progressistas) compartilhou uma ideia que foi dada a ele através de uma postagem na web. Ele explicou que se tratava da “Bandeira Branca”: uma campanha de apoio às populações menos estáveis financeiramente neste momento de pandemia.
Pelo projeto seria realizada campanha pelas forças vivas da cidade, incluindo a prefeitura, quando os moradores seriam instruídos de colocar defronte suas casas um pano branco. A sinalização seria o sinal de que aquela família estaria necessitando de ajuda. E a ideia é a de que os moradores que estão em condições de ajudar os necessitados neste momento frágil, poderiam ter mais referência para localizar quem estaria assumindo que necessita, consequentemente podendo doar cestas básicas ou outras ajudas diversas.
A mesma ideia também sugere que as doações sejam feitas de máscara para que seja atingido dois objetivos no processo: 1 – respeito ao próximo, para que não haja maior risco de contaminação de Coronavírus entre as partes; 2 – outro, de facilitar certo anonimato ao doador, uma forma de evitar que pessoas se aproveitem politicamente do momento crítico para angariar votos ou vantagens futuras.