Vereadores de Torres projetam necessidade de mais debate sobre novo Plano Diretor na Câmara

Alguns compartilharam sua vontade de dar mais 'voz e vez' para moradores da cidade do que para veranistas em relação ao documento relacionado ao norte das transformações urbanas

7 de agosto de 2022

Na sessão da Câmara Municipal de Torres, realizada na segunda-feira (dia 1º de agosto) – primeira sessão após o recesso parlamentar de julho – o assunto Plano Diretor também fez parte de posicionamentos de tribuna de alguns vereadores. É que na semana anterior houve uma audiência Pública para apresentar o o documento, proposto pelo Governo Carlos Souza, que ainda deve entrar nos trâmites da Casa Legislativa, para ser debatido e votado como lei.

O primeiro legislador a se posicionar sobre a audiência foi Dilson Boaventura (MDB). Ele se mostrou indignado sobre uma abordagem feita por veranista da cidade, que dizia passar somente 30 dias em sua residência em Torres. Conforme Dilson, a veranista queria mostrar para ele como ele deveria votar e, ainda, de uma forma que chamou de arrogante. Dilson disse que teve de responder para esta participante da audiência que, para ele, esta pessoa “não sabia o que estaria falando”. E a seguir, Dilson disse que irá levar em conta somente a opinião de moradores da cidade nas propostas de modificação do Plano Diretor Urbano (PDU) que deverá ser votado neste semestre na Casa.

A seguir, o vereador Gimi (PP) criticou o fato de pessoas que inclusive tiveram espaço de pronunciamentos na Audiência Pública, sequer moram em Torres ou têm imóveis na cidade, o que acha uma distorção nas opiniões. E Gimi disse também que acha que a opinião de moradores é mais importante, neste caso.  Criticou também um(a) deputado(a) que teria afirmado publicamente que o Plano Diretor “estaria construindo uma  Torres de Concreto” segundo o novo documento, o que para ele é uma mentira. Também disse que acha que muitas pessoas estão fazendo barulho tão somente para preservar a vista de seus apartamentos altos, localizados nas quadras mais atrás da zona oito (beira da Praia Grande).

O presidente da Câmara, vereador Rafael Silveira (PSDB) também se pronunciou sobre o assunto e repetiu o que falou na audiência: “que a Câmara Municipal irá fazer tantas audiências públicas quanto forem necessárias após iniciar a análise para a votação do Projeto de Lei de modificações do Plano Diretor de Torres”.  E que, além de buscar opiniões de especialistas por assuntos específicos do plano, para auxiliar na análise irá formar uma Comissão Especial na Casa Legislativa para gerenciar os trâmites do Projeto de Lei de revisão do Plano Diretor.

O vereador Moisés Trisch (PT) disse que tem bastantes assuntos para se pronunciar sobre o Plano Diretor, bem como para  explicar sua crítica ao documento feita em pronunciamento na Audiência Pública (onde Moisés afirmou haver falta de transparência da atual gestão municipal acerca do Plano Diretor, indicando que as dezenas de audiências públicas  já realizadas em anos anteriores – para debater com a população a revisão do Plano Diretor – deveriam ter seu conteúdo levado em conta novo documento).


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados