Vereadores torrenses buscam corrigir questão burocrática para liberar leitos de UTI para região

Em contato direto com secretária estadual de saúde (foto), foi articulada solução para 'erro de comunicação' que estaria 'trancando' leitos de UTI não utilizados

2 de fevereiro de 2022

Através de agenda efetuada pelo Deputado Estadual Ernani Polo (PP), os Vereadores Gibraltar ‘Gimi’ Vidal  Gimi (PP) e Rafael Silveira (PSDB) foram atendidos nessa terça-feira pela Secretária de Saúde do Estado Sra. Arita Bergmann, tendo como pauta a liberação de leitos de UTI.

Para melhor se situar no caso, vale ressaltar que na semana passada o Vereador Gimi Vidal foi contatado por uma pessoa pedindo ajuda para internar um parente em um leito de UTI em Torres. Conforme o relato do cidadão, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes possuía na oportunidade 05 leitos vagos, mas, por determinação da Secretaria de Saúde do Estado (através do Ofício DRAH nº 119/2022), 50% dos leitos de UTI do Hospital deveriam ficar disponíveis apenas para casos de Covid. O Vereador entrou em contato com o Diretor do Hospital que confirmou a ordem estadual, mesmo não concordando com a orientação contida no ofício.

Gimi então entrou em contato com o Ministério Público Estadual, através do Promotor Márcio, que em nome da preservação da vida entrou em contato com o Hospital e resolveu a questão daquela internação em particular. Preocupados com a questão, tendo em vista que outros hospitais e pacientes estariam passando pelo mesmo problema, Gimi, solicitou (através do Dep. Ernani Polo) a agenda com a Saúde Estadual.

Na oportunidade a Secretária Arita chamou Eduardo Elsade – Diretor do Departamento de Regulação do Estado – para participar da reunião, pois foi o mesmo que assinou o ofício. O Diretor expos que a ideia não era essa e que estava havendo uma falha de comunicação, pois, conforme foi dito por ele “os hospitais possuem liberdade para utilizar seus leitos como melhor entenderem”. A senhora Arita determinou que a Secretaria de Saúde entre em contato com todos os hospitais que receberam tais orientações e que seja desfeito esse erro de comunicação, tendo em vista que o Estado não pode omitir socorro a quem precisa.

Os Vereadores de Tores Gimi e Rafael apontaram que  ficaram muito satisfeitos pela acolhida e por ter resolvido essa questão. “Não teria cabimento uma pessoa que está necessitando de um leito de UTI, ter esse leito vago no hospital, e ele ter que esperar uma transferência para outra cidade em detrimento de uma possível necessidade para utilização do leito Covid-19. Sabemos da necessidade de estarmos a postos para essa pandemia, mas entendo que a utilização de leitos deve ser feito pela ordem de necessidade existente e não futura. Agradeço a sensibilidade da Secretária Arita bem com o sempre interesse do Dep Ernani Polo pela nossa cidade e região”, concluiu Gimi

 


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados