Vigilância em Saúde divulga balanço de dados  relativos a Covid-19 em Torres desde o princípio da pandemia

Primeiro quadrimestre do ano de 2021 é considerado o pior período da pandemia no município, período em que ocorreram o maior número de hospitalização e óbitos, período que levou o sistema de saúde muito próximo ao colapso

19 de agosto de 2022

A Vigilância em Saúde, através da Vigilância Epidemiológica divulgou na sexta-feira (19)  Informativo Epidemiológico fazendo um balanço  dos casos de Covid-19 em Torres desde o princípio da pandemia. O município teve seu primeiro caso positivo de Coronavírus em março de 2020, desde lá, já foram realizados, até o dia 30 de julho de 2022, um total de 44.538 exames. Deste total de exames realizados 5.685 exames são de residentes em outros municípios, que não entram para os dados epidemiológicos em Torres, 13.353 dos exames realizados tiveram resultado POSITIVO, dos exames realizados em Torres, 30% foram confirmados e 57,3% descartados.

Os pacientes notificados como residentes de Torres 98,80% dos casos positivos para Covid já estão recuperados, ou seja, pacientes que já passaram pelo período de isolamento e receberam alta do acompanhamento. A taxa de letalidade no município está em 0,95%, um índice baixo em comparação a taxa Estadual 1,5% e Nacional 2,0%.

 

Faixa etária, percentual de necessidade de hospitalização

 

O Estado do Rio Grande do Sul possui uma taxa de hospitalização de 5%, enquanto em Torres 2,8% dos pacientes com resultado positivo necessitaram de Hospitalização. “Podemos perceber uma significativa redução no índice de hospitalização com o avanço da vacinação. No ano de 2021 o município fixou uma taxa de hospitalização maior que a do Estado, 5,97%, o primeiro quadrimestre do ano de 2021 é considerado o pior período da pandemia no município, período em que ocorreram o maior número de hospitalização e óbitos, período que levou o sistema de saúde muito próximo ao colapso”, ressalta a Vigilância em Saúde de Torres .

Os adultos em idade economicamente ativa, 20 aos 59 anos, foram os grupos com a maior incidência entre os casos positivos, seguido dos idosos com 60 anos ou mais. As crianças menores de 9 anos é o grupo menos acometido pela Covid-19, podendo estar relacionado à baixa testagem desse grupo, pois na maioria dos casos esse grupo apresenta sintomas leves.

A faixa etária que mais necessitou de internação foi o grupo dos idosos (60 anos ou +) com 51,87% das hospitalizações, seguido pelos adultos economicamente ativo com 47,33%. Apenas 0,80% das hospitalizações que ocorreram foram em menores de 20 anos.

Ao analisarmos os dados quanto ao sexo dos casos positivos de Covid em Torres podemos perceber quer as mulheres representam a maior fatia entre os casos notificados, com 56,86%, este fator pode estar relacionado ao fator de que as mulheres procuram mais os serviços de saúde, tendo uma adesão melhor aos programas da saúde da mulher, enquanto os homens já ficam um pouco para trás quanto a saúde do homem.

Mesmo com uma fatia menor dos casos de Covid-19 no município de Torres, o sexo masculino foi o grupo que necessitou de hospitalização, com 54,28% das hospitalizações. Já quanto a faixa etária dos óbitos, observamos que mais de 73% dos casos ocorreram no grupo dos idosos, enquanto os adultos economicamente ativos representam 26,77% dos casos.

 

FONTE – Prefeitura de Torres


Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados