Em visita à Brasília, na semana passada, os Vereadores Gibraltar Vidal – Gimi (PMDB), Carlos Monteiro – Tubarão (PMDB) e Marcos Paulo – Marcos da Obra (PMDB) cumpriram agendas em várias frentes políticas da capital federal. Conforme informam em nota para a imprensa, junto à senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP) foi reivindicada verba vinculada e disponível em seu Gabinete, para a aquisição de dois Jet- skis para uso dos Bombeiros de Torres. É que a cidade é na beira do mar e os bombeiros não possuem este equipamento. E com a proximidade do verão, é essencial ter este aporte para apoiar o trabalho de guardar as vidas de turistas, veranistas e moradores que frequentam as praias.
Conforme informa a nota dos vereadores peemedebistas para a imprensa, ainda deve-se achar uma forma de encaixar a demanda de Torres às normas, para receberem verbas de gabinetes do Senado. Mas parece que se trata tão somente de documentação provando a necessidade dos jet-skis para a cidade e os bombeiros. Então, com o Deputado Federal Pompeu de Matos (PDT), os vereadores solicitaram a mesma demanda. E o deputado gaúcho assumiu o compromisso de alterar o texto de repasses, incluindo também esse item entre outros, resolvendo o problema legal para o pedido local.
Pedido de água para interior e periferia com possibilidades forte de ser atendida
Em audiência no gabinete do Deputado Federal Alceu Moreira – este do mesmo PMDB dos edis torrenses e de origem aqui do Litoral Norte do RS – os vereadores estiveram com Lucas Eduardo, assessor da Presidência da FUNASA (Fundação Nacional do Saneamento), no Ministério da Saúde. O objetivo neste caso foi trabalhar a demanda por água para os moradores da localidade do Jacaré (interior de Torres). Conforme informam também os vereadores torrenses na nota, eles foram informados que em 60 dias deverá estar pronto o resultado da verificação técnica para o projeto apresentado, conforme afirmam “com grande possibilidade de êxito”. Ainda no gabinete do deputado peemedebista eles conseguiram formalizar, através de demanda no Ministério da Justiça, a liberação de R$ 100 mil para a continuidade do projeto Geoparque (relacionado, em Torres, ao asfalto da Estrada das Salinas).
No Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, os vereadores torrenses Gimi, Tubarão e Marcos foram recebidos pelo Secretário da pasta, Caio Rocha. Lá foi solicitado solução para possibilitar, também, água servida e encanada para as escolas das águas Claras, do Campo Bonito e para a aldeia Indígena (localizada também no Campo Bonito). Conforme a nota dos edis torrenses, prontamente o executivo do ministério fez ligação para o representante da EMATER, em Torres, e deu as coordenadas indicando a solução do problema. A Escola da comunidade do Jacaré, também por solicitação dos Vereadores, já conseguiu o mesmo pleito.