Animais de estimação precisam de cuidados especiais no verão

"Não há dúvida que a chegada das estações mais quentes do ano altera a rotina das pessoas. Com os animais de estimação a situação não é diferente. Cães e gatos também necessitam de cuidados especiais para manter a disposição, a higiene e a saúde em dia durante a primavera e principalmente, o verão" (por ATPA)

19 de novembro de 2020

Não há dúvida que a chegada das estações mais quentes do ano altera a rotina das pessoas. Com os animais de estimação a situação não é diferente. Cães e gatos também necessitam de cuidados especiais para manter a disposição, a higiene e a saúde em dia durante a primavera e principalmente, o verão.

O primeiro cuidado que deve ser tomado durante as estações mais quentes do ano faz referência ao modo como os animais se alimentam. Os animais precisam de uma alimentação leve e de muita água. Os animais sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte.

Essa estação é a mais propícia para a reprodução de parasitas, assim como pulgas carrapatos. Até mesmo animais criados em apartamentos ou em casas mais fechadas podem ser infectados, basta uma paradinha em um canteiro contaminado por parasitas vindos de outro animal para pegar a infestação. Por conta disso, é preciso tomar alguns cuidados. Use produtos preventivos contra pulgas e carrapatos, principalmente quando for sair pra passear com o seu bichinho, e não se esqueça de passar o produto corretamente, de acordo com as suas prescrições.

Lembrando que, pulgas e carrapatos podem ser responsáveis por doenças sérias, como anemias e verminoses. Observar se o ambiente de casa não está contaminado com tais parasitas também é fundamental, inclusive para recorrer, se necessário, à dedetização.
Também é importante estar com as vacinas e vermífugos em dia. Nesse período mais quente, os animais são levados para passeios em parques, praia, grama e mato, além do contato com pessoas diferentes do convívio diário. Por esse motivo, é importante que ele esteja com a saúde em dia.

A hipertermia ou insolação é um problema é muito comum nessa época do ano, principalmente em animais que possuem o focinho curto. A hipertermia se manifesta por meio do aumento na frequência respiratória, evoluindo para falta de ar e presença de mucosas arroxeadas, consequência do aumento exacerbado da temperatura corpórea. Nesse contexto, o animal chega a desmaiar e a ter convulsões, correndo risco de morte.

Essa complicação costuma acontecer em passeios durante o dia, quando está muito calor, mas também pode acontecer em casa. Para preservar o bichinho disso, evite passear com ele por volta do meio-dia, pois é o período em que o sol está mais quente, por isso, escolha sair de manhã ou ao entardecer. Além disso, vale lembrar que é extremamente importante manter o animal hidratado, ele precisa ter sempre junto consigo, água fresca e alternativas para fugir do calor excessivo.

Os cuidados com higiene de cães e gatos devem ser redobrados nas estações mais quentes e isso inclui a utilização de xampus e quantidade de banhos além da tosa no caso de bichos mais peludos. Isso aumenta a sensação de conforto para o animal.

Animais de pelagem branca exigem atenção redobrada, e até mesmo o uso de protetor solar (próprio para animais). Existem produtos próprios para os cães. Eles têm sabor amargo para evitar que os animais os retirem com as lambidas e devem ser aplicados sobretudo nas áreas mais expostas ao sol, como focinho, barriga e pontas das orelhas. É uma medida que ajuda a prevenir queimaduras e câncer de pele.

Caso o seu verão seja na praia, é preciso usar produtos preventivos contra a Dirofilariose, doença cardíaca popularmente conhecida como “verme do coração”. Ele tem de ser aplicado com pelo menos 30 dias de antecedência da viagem e reaplicado 30 dias após o retorno. Isso por conta que nas regiões litorais, os animais ficam mais expostos a picadas de pernilongos, alguns deles transmissores dessa enfermidade.

Hoje existem produtos modernos no mercado que associam em sua composição substâncias que combatem a dirofilariose e também pulgas, carrapatos e verminoses, ou seja, protege-se o bicho contra todas essas complicações de uma só vez.

Por fim, é importante levar o pet para uma consulta com o veterinário antes de grandes deslocamentos e viagens.

Lembre-se também daqueles que não tem um lar como o seu. Procure deixar potes de água sempre fresca em locais protegidos para os animais abandonados em nossa cidade. Ajude a ATPA a cuidar dos animais abandonados em nossa cidade.

 

A ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos idosos que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja com uma contribuição na conta da ATPA (Associação Torrense de Proteção Animal)Banrisul (041)Agência 0955Conta 06.032079.0-6, com doação de casinhas, ração ou compra de copos, calendários ou camisetas, para isso é só combinarmos a entrega e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Com a pandemia, as feiras de adoção não podem ser realizadas e eles não podem ser vistos, ficando esquecidos nas casas de passagem.

Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos divuga-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.

Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/

Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/

Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.

Adquira nosso calendário e ajude a ATPA a realizar esterilização a atendimentos veterinários aos animais que se encontram em estado de abandono em nossa cidade. Com apenas R$10,00 você ajuda a ATPA a ajudar nossos animais.

Nosso Brechó virtual está cheio de novidades com ótimos preços. Acesse no facebook ou no Instagram a Pagina da ATPA.




Veja Também





Links Patrocinados