Cuidados na castração de cães e gatos

A castração é um cuidado importante para cães e gatos de ambos os sexos. Essa cirurgia previne problemas graves de saúde, como infecção uterina e câncer de mama nas fêmeas e tumores nos testículos e próstata nos machos.

2 de outubro de 2021

A castração é um cuidado importante para cães e gatos de ambos os sexos. Essa cirurgia previne problemas graves de saúde, como infecção uterina e câncer de mama nas fêmeas e tumores nos testículos e próstata nos machos.

Os efeitos comportamentais da castração também podem melhorar a qualidade de vida dos pets e dos seus tutores. Nesse sentido, os animais castrados costumam ficar mais calmos e menos agressivos. As fugas de casa diminuem, assim como o hábito de urinar pelos cantos para demarcar território. Além disso, a castração é a medida mais importante para o controle populacional de cães e gatos.

No entanto, é preciso lembrar: esse é um procedimento invasivo. Portanto, ela deve ser realizada com muito cuidado, em ambiente hospitalar e por profissionais experientes.

No geral, todos os cães e gatos saudáveis, de ambos os sexos, podem ser castrados. A idade recomendada, no entanto, pode variar.

Por isso, a avaliação do médico veterinário é fundamental.

Antes da castração, também é importante que os pets estejam vacinados. Assim, há redução nos riscos de contaminação por outras doenças em ambiente hospitalar.

invasivo.

E, como em qualquer tratamento, existem riscos. Portanto, para minimizá-los, é imprescindível a avaliação clínica e exames de sangue prévios.

Além disso, dependendo da avaliação, o médico veterinário pode solicitar exames adicionais, como ultrassonografia abdominal, radiografia de tórax e avaliação cardiológica.

Nos machos, a castração é feita a partir da retirada dos testículos. Já nas fêmeas o procedimento é mais invasivo, sendo necessário acessar a cavidade abdominal para realizar a castração.

Existem diferentes técnicas para a realização dos procedimentos, tanto em fêmeas quanto em machos. Assim, quem decide qual técnica utilizar é o cirurgião, sempre levando em consideração a sua preferência e também as particularidades de cada paciente.

IMPORTANTE: A cirurgia de castração deve ser realizada em AMBIENTE HOSPITALAR, com profissionais qualificados e os equipamentos necessários. Os cuidados com a higiene devem ser os mesmos pro pet quanto para os seres humanos, para evitar riscos biológicos.

Também é importante que o tutor conheça e converse com o médico anestesiologista responsável pelo procedimento. É preciso que o animal não esteja apenas sedado ou contido quimicamente. É fundamental que ele não sinta dor.

Após a cirurgia, os tutores devem ser orientados a vestir o pet com  roupas especiais de compressão ou colar elizabetano. Assim, o cão ou gato não consegue lamber ou arrancar os pontos.

Geralmente, o animal retorna à vida normal já no segundo dia após a castração. Os tutores devem tomar cuidado para que os pets evitem esforços.

Em alguns casos, os pets podem sentir incômodos,sonolência e falta de apetite. Estes sintomas poderão ser relatados e avaliados nas consultas de retorno dias após o procedimento. Medicações adicionais poderão ser prescritas pelo Médico Veterinário responsável para garantir o conforto do animal.

Caso os sintomas persistam ou sejam mais intensos do que os esperado, informe o médico cirurgião responsável.

 

________________________________________________________________

 

Conheça a ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) que cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes e velhotes  que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de casinhas, ração ou compra de nossos produtos institucionais e sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Com a pandemia, as feiras de adoção não podem ser realizadas e eles não podem ser vistos, ficando esquecidos nas casas de passagem.

Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a divuga-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.

Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/

Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/

Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.

A ATPA precisa muito de doação de ração. Entre em contato conosco. Nossos calendários estão à venda.




Veja Também





Links Patrocinados