FILOSOFANDO SEM FILTRO – Traumas e a origem de nossas feridas

"A maioria das pessoas acredita que os traumas estão mais na infância ou adolescência. É importante lembrar que os traumas também podem estar além dessas fases da vida".

5 de novembro de 2021

Hoje o papo é sobre traumas. Bora fazer um passeio sobre as origens das nossas feridas? A psicologia sempre foi uma área maleável em relação à demanda dos pacientes porque é um campo que está sempre realizando uma infinidade de pesquisas, testes e estudos. Cada época tem um contexto diferente, então, conforme o tempo vai passando os pacientes trazem problemas novos e desafiadores.

Atualmente, a gente sabe que algumas pessoas procuram terapia não só pra resolver traumas, mas também pra se conhecer melhor. A terapia não é uma exclusividade pra quem precisa trabalhar um trauma, ela também serve pra quem quer se encontrar, ou seja, descobrir seu verdadeiro Eu e com isso conviver melhor consigo mesmo e com os outros. A maioria das pessoas acredita que os traumas estão mais na infância ou adolescência. É importante lembrar que os traumas também podem estar além dessas fases da vida. Eles também podem estar no passado recente, o que poderia ser um TEPT (Transtorno do Estresse Pós-Traumático) e no campo transpessoal… que seriam os traumas que acontecem na gestação e em vidas passadas. Assim como um paciente pode ter passado por algo que marcou seu desenvolvimento de forma traumática enquanto estava no útero da mãe, também existe a possibilidade de que um paciente possa estar carregando em sua energia um trauma há muitas encarnações. Durante o processo terapêutico, nos meses iniciais o paciente fala sobre sua infância, adolescência e vida atual. E, então, a gente já consegue detectar se essa pessoa sofreu algum trauma nessa vida. Depois de alguns meses fazendo terapia, alguns pacientes que atendo descobriram que seus traumas aconteceram na gestação e outros em vidas passadas.

Como assim? Explico. Quando percebo que existe alguma questão transpessoal relacionada a sintomas de um trauma que dá indícios de que ele está escondido no campo transpessoal, costumo indicar terapias transpessoais. Uns fizeram algumas sessões com terapeutas de vidas passadas e outros foram em busca de terapias que colocam o paciente em um estado alterado de consciência, como por exemplo, o Breathwork. Essa terapia trabalha com a respiração holotrópica do psiquiatra Stanislav Grof, que é uma forma de acessar o inconsciente sem a necessidade de usar micro doses terapêuticas de algum alucinógeno. Eu quis trazer pra vocês essa informação sobre traumas que podem estar no nosso campo transpessoal porque tenho visto algumas pessoas perdendo tempo e dinheiro fazendo anos de uma terapia x, y ou z que não oferecem o que a terapia transpessoal oferece.

Portanto, fiquem ligados! Se depois de alguns anos num divã vocês não conseguiram se livrar dos sintomas de um trauma, então, eu sugiro que vocês busquem algo que vá além do convencional. Seguimos atendendo em São Paulo ou on-line. Agende seu horário pelo Zap. Boa semana, vagalumes! 😉




Veja Também





Links Patrocinados