Tive o prazer de acompanhar uma reunião itinerante da Câmara de Vereadores de um município catarinense ainda de forma experimental. Segundo o presidente, as reuniões serão realizadas nas comunidades, beneficiando também localidades como bairros vizinhos. Nas reuniões representantes das comunidades poderão ter oportunidades de expor suas reivindicações.
Os pedidos apresentados poderão basear o trabalho legislativo, com a elaboração de emendas ao Orçamento, ofícios, indicações, requerimentos, etc. “O mais importante é que as comunidades depositaram na Câmara os pedidos de forma conjunta, como forma de ganhar força junto ao Executivo.
Os encontros serão um momento de aproximação com a comunidade, que fará reivindicações e agradecimentos, além de valorizar as associações representantes dos moradores, contando com as presenças na mesa de trabalho, onde poderão externar seus pensamentos.
Isso mostrará o processo de amadurecimento da população das comunidades visitadas, que passam a entender que questões partidárias devem ficar restritas ao pleito. Após devemos construir juntos a cidade para todos.
A Câmara Itinerante seria uma forma mais oficial, momento que toda estrutura do legislativo é colocada à disposição dos moradores possibilitando a manifestação popular, pois a comunidade fica mais solta criando coragem para fazer sua manifestação, por ver a Câmara de Vereadores mais próxima ou como as reuniões podem ser moldadas para realmente atender o que a sua região precisa. As sessões itinerantes podem ser a chave para essas questões, criando um elo direto entre o poder público e os cidadãos no dia a dia.
……….
Achei interessante tal iniciativa, pois, quando as sessões acontecem nos bairros, os vereadores conseguem ver de perto o que precisa ser melhorado. Por exemplo, podem descobrir que uma praça precisa de mais iluminação ou que uma escola está precisando de reformas. Isso é bom porque os vereadores não ficam só ouvindo, mas verão de perto os problemas existentes nas comunidades.
Um dos pontos mais fortes das sessões itinerantes é que elas incentivam a participação da comunidade. As pessoas se sentem valorizadas por serem ouvidas e ficam mais à vontade para falar quando estão em um ambiente conhecido, perto de casa. Além disso, os vereadores podem ouvir as sugestões que talvez não chegassem até eles de outra forma.
Como as sessões tradicionais são realizadas em um lugar fixo, como o plenário da câmara, elas podem dificultar a participação de quem mora longe. Isso pode fazer com que as necessidades de algumas áreas da cidade sejam deixadas de lado.
Com as sessões itinerantes, o poder legislativo fica mais descentralizado e a gestão pública se torna mais colaborativa. Há possibilidade ainda de criar Plataformas como o Conecta Gabinete, podendo ajudar bastante. Isso facilitará a organização e o registro das reuniões, garantindo que as ideias e demandas dos cidadãos sejam acompanhadas de perto.
As sessões itinerantes trazem muitos benefícios para a comunidade. Elas ajudam a tornar a política mais transparente e próxima das pessoas e aumentam a transparência porque todos veem como as decisões são tomadas. Isso cria um ambiente de confiança, pois as pessoas se sentem mais informadas sobre o que está acontecendo, e mantêm maior participação cidadã, por ser as reuniões perto de suas casas, onde mais pessoas participam. Elas se sentem mais à vontade para falar sobre suas preocupações e ideias. É uma ótima oportunidade para os cidadãos serem ouvidos.
Estar presente nos bairros ajudará os vereadores a ver de perto os problemas que a comunidade enfrenta. Por exemplo, a falta de um parque, escola, creche ou a necessidade de transporte ou de segurança podem ser assuntos levantados pelos moradores, fortalecendo a relação entre cidadãos e vereadores que estarão no meio do povo, conhecendo melhor quem representam. Isso torna a política mais humana e acessível, o que é ótimo para todos. As pessoas podem receber respostas rápidas sobre suas preocupações. Isso é importante para que elas sintam que suas vozes são realmente ouvidas e que suas sugestões são levadas a sério.
Segundo o Presidente da Câmara desta cidade, esta reunião é o embrião para que outras aconteçam em outras localidades, pois o sucesso que vimos aqui com o salão comunitário lotado e população sendo ouvidas, participando da forma efetiva, trazendo suas demandas inclusive de forma escrita e por aqueles moradores mais reservados timidamente, mostra que estamos no caminho certo, pois fomos eleitos para representar os munícipes, e esta aproximação com a comunidade mostra que querem ser ouvidos.

