Gestão pública de Arroio do Sal e UCS alinham ajustes finais no Plano Diretor do município

O encontro focou nos ajustes técnicos do plano iniciado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Alterações foram sugeridas para incluir, principalmente, as áreas portuárias não contempladas no plano base

31 de julho de 2025

Com o objetivo de agilizar a finalização do Plano Diretor de Arroio do Sal, a gestão do prefeito Luciano Pinto reuniu-se nesta segunda-feira (28) com representantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS), instituição parceira na elaboração do estudo. O encontro foi realizado na Prefeitura Municipal e focou nos ajustes técnicos do plano iniciado pela universidade, reforçando o compromisso da gestão com o planejamento estratégico e o desenvolvimento urbano sustentável do município.

A advogada e assessora de Desenvolvimento Regional, Maria do Carmo Padilha Quissini, e o coordenador do curso de Arquitetura, Carlos Eduardo Mesquita Pedone, estiveram presentes representando a universidade. Além do prefeito, ainda estiveram na reunião os secretários de Planejamento, Trabalho, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ranieri Antonio Pereira Braga; o secretário de Meio Ambiente, Adauri Cabral; a procuradora do município, Tatiane Corrêa Rolian; e o engenheiro Edson Brun.

Anúncio 1

O Plano Diretor é um instrumento que direciona o desenvolvimento urbano do município e será fundamental para a instalação do Porto Meridional.

Ao assumir a administração pública em janeiro, Luciano Pinto fez uma análise do estudo inicial. Junto com a comissão técnica de Planejamento, alterações foram sugeridas para incluir, principalmente, as áreas portuárias não contempladas no plano base. “Como conhecemos o município, sabemos o que necessitamos. Em cima disso, construímos novas perspectivas e propomos alterações que não irão descaracterizar o que já foi realizado. É uma responsabilidade minha, como gestor, adequar e viabilizar o plano o quanto antes, garantindo o crescimento sustentável de Arroio do Sal”, disse o prefeito.

Anúncio Slider Meio

 

Os próximos passos

Após alinhar as mudanças do plano com a UCS, a administração municipal reforçou a importância de agilizar os processos que envolvem o estudo. Após a finalização do Plano Diretor, a proposta ainda deverá ser aprovada pelo Poder Legislativo, em votação na Câmara Municipal de Vereadores. O plano também é essencial também para a instalação do Porto Meridional em Arroio do Sal, atualmente em fase de liberação das licenças ambientais.

Após este encontro, o secretário de Planejamento formalizará as alterações elencadas pela comissão em um documento. “Iremos mandar tudo especificado para a UCS para que a instituição esteja alinhada com a nossa proposta. Precisamos dar a devida celeridade ao plano e estamos nos encaminhando para a finalização deste importante estudo”, afirmou Ranieri. A gestão pública e a UCS agendarão uma nova reunião para definir o Plano Diretor do município nos próximos dias. (FONTE – Prefeitura de Arroio do Sal)

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados