Azul anuncia encerramento de atividades em 13 cidades do Brasil (incluindo Torres)

Essa iniciativa faz parte de um plano de reestruturação da empresa, que está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos desde maio de 2025.

FOTO - Azul Conecta chegou a operar apenas brevemente em Torres
13 de agosto de 2025

A Azul anunciou a interrupção de voos em 13 cidades, cortando ao todo 53 rotas que apresentam baixa rentabilidade. Entre as cidades em que a Azul deixa de operar, está Torres (que sedia um Aeroporto Regional – SBTR).  Essa iniciativa faz parte de um plano de reestruturação da empresa, que está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos desde maio de 2025.

Conforme noticiou a InfoMoney, o foco da Azul será concentrar suas operações nos aeroportos estratégicos de Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife, conhecidos como hubs, para otimizar a conectividade e reduzir a dependência de múltiplas conexões.

Anúncio 1

Além da redução da malha aérea, a Azul pretende diminuir sua frota em cerca de um terço e ajustar os preços das passagens para aumentar a receita.

 

Anúncio Slider Meio

Após investimentos, busca por mais utilidade no Aeroporto de Torres

O aeroporto de Torres, no Litoral Norte, passou por reformulações e foi entregue em dezembro do ano passado, estando pronto para receber voos comerciais regulares desde o começo do ano. A informação foi confirmada em junho pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que passou a deter a gestão do terminal.

Porém, apresar de estarem aptas a receberem voos comerciais, as empresas aéreas Gol e Latam, as duas das principais a operarem no Brasil, não tinham previsão de criar rotas a partir destas duas cidades. E agora, ocorreu a confirmação da Azul da interrupção dos voos em Torres (sendo que a empresa apenas operou brevemente no aeroporto da cidade, com mais destaque para o programa de verão Azul Conecta, ainda em 2021).

Consultada (em junho deste ano) pelo Jornal do Comércio sobre a possibilidade de atrair mais voos para ambos os terminais, a Infraero disse que mantém diálogo com as empresas aéreas para que elas implantem novos voos, de acordo com a estratégia comercial de cada uma.

FOTO – Aeroporto de Torres em final de outubro de 2024, após algumas das melhorias (foto por Infraero)

 

Os investimentos consolidados para realizar as obras no aeroporto de Torres foram de aproximadamente R$ 22 milhões, segundo informações da Prefeitura. Dentre as melhorias, destaca-se os nove metros de largura a mais na pista de taxiamento, possibilitando a operação de aeronaves maiores, com mais cinco posições de estacionamento de aeronaves no pátio e uma para helicópteros. Também foi instalado o sistema PAPI em ambas as cabeceiras.

 

Cidades onde a Azul Conecta deixou de operar

Salinas (PA)

Santa Cruz do Sul (RS)

Santa Rosa (RS)

São Benedito (CE)

São Borja (RS)

São Félix do Araguaia (MT)

São Luís (MA)

São Paulo – Congonhas (SP)

Serra Talhada (PE)

Sobral (CE)

Tangará da Serra (MT)

Tauá (CE)

Tefé (AM)

Telêmaco Borba (PR)

Teófilo Otoni (MG)

Torres (RS)

Tucuruí (PA)

Ubatuba (SP)

Umuarama (PR)

União da Vitória (PR)

Vacaria (RS)

Varginha (MG)

Vilhena (RO)

 

*Com informações de Infomoney e Jornal do Comércio

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados