O deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) entregou, nesta quarta-feira (20), um ofício ao ministro da Educação, Camilo Santana, solicitando a instalação de uma extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município de Torres (RS).
O documento reforça que a iniciativa nasce de uma reivindicação da comunidade local, que busca ampliar a oferta de ensino técnico e tecnológico. “A instalação ou extensão de uma unidade do Instituto Federal em Torres contribuirá para a formação profissional da população, o fortalecimento da economia local e a redução das desigualdades sociais”, destaca o texto.
Adão Pretto Filho coordena na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais e das Escolas Técnicas vinculadas, espaço criado para fortalecer as políticas de educação pública de qualidade no Rio Grande do Sul.
Segundo o parlamentar, a presença de uma unidade do IF em Torres garantirá mais oportunidades aos jovens e trabalhadores, ampliando o acesso a uma educação pública gratuita e de excelência voltada para o desenvolvimento regional.
“O sonho da comunidade de Torres é ter uma instituição federal de ensino no município. Um Instituto Federal na cidade significa futuro para a juventude, oportunidades de formação profissional e mais desenvolvimento para toda a região”, afirmou o deputado.
Atualmente, Torres não conta com unidade própria do Instituto Federal, o que obriga os estudantes interessados nesse tipo de formação a se deslocarem para cidades vizinhas (como Santa Rosa do Sul e Sombrio, em SC, ou Osório no RS). A proposta apresentada por Adão Pretto busca corrigir essa lacuna e criar novas perspectivas de futuro para a população. (FONTE – Assessoria de Comunicação Dep. Adão Pretto)







