O presidente da Amlinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte), prefeito Ique Vedovato, de Imbé/RS, esteve em Porto Alegre nesta segunda-feira, dia 08 de setembro de 2025, para tratar do projeto de batimetria, levantamento necessário para o desassoreamento dos canais da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.
A reunião foi com o secretário adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Marcelo Camardelli Rosa, que ouviu as justificativas para realização do estudo, que apontará os pontos necessários nos rios e canais lagunares que possam receber manutenção, permitindo a retomada da navegação no Litoral Norte do RS.
“A cada dia avançamos mais nesse tema, que é fundamental para melhorar as condições de navegação e pesca no nosso litoral”, destacou o presidente da Amlinorte. O Deputado Estadual Luciano Silveira e o vice-prefeito de Imbé, Regis Cacetinho, acompanharam o encontro, além de técnicos da secretaria estadual.

Lagoa Itapeva já estão incluídas em projetos turísticos locais
A bacia hidrográfica do Rio Tramandaí (BHRT), no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, é composta por um sistema de rios e, notavelmente, por três lagoas importantes: a Lagoa do Passo, a Lagoa do Quadros e a Lagoa Itapeva (na região de Torres)
Na região de Torres, a Lagoa Itapeva (que também é parte de uma Área de Proteção Ambiental – APA) já está incluída em programas e projetos turísticos que estão em fase de elaboração e revisão. São projetos estes que envolvem vários municípios da região, tanto os litorâneos quanto os do pé da serra.
E a navegação e o estruturamento de esportes náuticos na região com certeza são fatores importantes para o eventual sucesso desta empreitada
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp







