O Cineclube Torres retoma suas as sessões na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (junto da UP Idiomas – Rua Pedro Cincinato Borges, 420 – Centro de Torres).
E nesta segunda (13), as 20h, será exibido o filme “No Other Land” (Sem Chão), documentário realizado por um coletivo palestino-israelense formado pelos cineastas palestinos Basel Adra e Hamdan Ballal e colegas e jornalistas israelenses Yuval Abraham e Rachel Szor. O filme foi premiado em 2025 com o Oscar de melhor documentário.
“Num momento que em Gaza vige um frágil ‘cessar fogo’, convém lembrar o histórico expansionismo sionista na região que continua negando a existência da Palestina como estado autônomo”, ressalta a comunicação do Cineclube Torres.
Como todas as atividades do cineclube, a sessão é com entrada franca até lotação do espaço.
Sobre o filme
O protagonista (e um de seus diretores) é o jovem ativista Basel Adra, nascido em Masafer Yatta, território que abrange 19 aldeias palestinas no sul da Cisjordânia. Filho de pais que lutam há anos contra a opressão do Estado de Israel, ele utiliza as ferramentas do jornalismo para denunciar os abusos e as violências do exército israelense para expulsar moradores da localidade.
O Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos devidamente formalizada e regularizada, não só é cineclube inscrito na Agência Nacional do Cinema e no Conselho Nacional de Cineclubes, mas é Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus, Equipamento de Animação Turística certificado pelo Ministério do Turismo (Cadastur) e também Biblioteca Comunitária.






