O Cineclube Torres exibirá o documentário “À procura de Vivian Maier” nesta segunda feira (dia 17), às 20h. O filme apresenta analogias com um projeto realizado recentemente pelo ponto de cultura sobre o resgate de um acervo fotográfico particular.
A sessão, como sempre, é com entrada franca, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres).
Sobre o filme
Finding Vivian Maier (“À procura de V.M.” ou “A Fotografia Oculta de V. M.) é um documentário estadunidense de 2013 dirigido por John Maloof e Charlie Siskel. Na obra se reconstroem os fortuitos acontecimentos que levaram à descoberta, póstuma, da vida e da obra da fotógrafa Vivian Maier, hoje considerada a maior fotógrafa de rua estadunidense.
O filme foi indicado em 2015 ao Oscar de melhor documentário de longa-metragem.
Digitalização e catalogação do acervo do fotógrafo Jacob Prudêncio Herrmann
O longa foi escolhido para integrar o ciclo de novembro, sobre a fotografia, exatamente por alguma semelhança com a realização de um projeto do cineclube de digitalização e catalogação do acervo do fotógrafo Jacob Prudêncio Herrmann.
O projeto, realizado com recursos advindos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal através de um edital da Secretaria de Estado da Cultura do RS e coordenado pelo artista Jorge Herrmann, será apresentado em Torres em uma exposição cuja inauguração está marcada para dia 22, às 18h, na Galeria Ten Caten.
Serviço:
O que:
Exibição do filme “À procura de Vivian Maier”, de John Maloof e Charlie Siskel (EUA) – 1h24m
Onde:
Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres
Quando:
Segunda-feira, 17/11, às 20h
Ingressos:
Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva
Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus
Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística – Cadastur
CNPJ 15.324.175/0001-21
Registro ANCINE n. 33764/ Produtor Cultural Estadual n. 4917






