Nesta segunda-feira (08), o tempo na região de Torres já era de ventos aumentando, céu encoberto e abafamento, antecedendo uma mudança considerável no tempo prevista para o Litoral Norte Gaúcho.
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cmdec) do RS destaca que a atuação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul favorece chuva forte a localmente volumosa, rajadas intensas de vento e temporais isolados para várias regiões (incluindo o litoral) entre terça (9/12) e quarta-feira (10/12).
Conforme o Cmdec, na terça-feira (9/12), chuva forte a pontualmente intensa atua em praticamente todo o território gaúcho, com acumulados podendo chegar a 120 mm/dia no Sul, na Costa Doce, Campanha e no Litoral Norte, e até 100 mm/dia nas demais regiões. A partir da noite, os ventos associados ao ciclone alcançam 80 a 100 km/h no Sul, na Costa Doce e nos Litorais Sul e Médio. Também há condições para queda de granizo e rajadas de vento intensas associadas a tempestades no Norte, Nordeste, Vales e Serra.
Na quarta-feira (10/12), o ciclone avança para o oceano e favorece rajadas intensas de vento de 90 a 110 km/h no Sul, Litorais Sul e Médio e partes da Costa Doce, e 80 a 100 km/h em parte da Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e extremo Nordeste.
Para terça-feira em Torres, a Climatempo indica que a previsão é de chuva de manhã e temporal à tarde e noite, com temperatura entre 21°C e 23°C .
Marinha emite alerta de ventos fortes e ressacas
A Marinha do Brasil emitiu comunicado indicando que a formação de um sistema de baixa pressão poderá afetar faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre as cidades de Chuí (RS) e Laguna (SC), com ventos de direção Noroeste a Sudoeste e intensidade de até 90 km/h (47 nós) entre a manhã do dia 9 e a tarde do dia 11 de dezembro.
O mesmo sistema poderá ocasionar ressaca, com ondas de direção Sudeste e altura até 3,5 metros, entre as noites dos dias 9 e 11 de dezembro.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp






