Viés turí­stico e ambiental do Parque de Itapeva terádestaque neste veraneio

29 de dezembro de 2009

                                            Reserva transformada em parque procura iniciar turismo ecológico

                                            sistêmico    e organizado no local para a população

                                           entender melhor para que serve

 

Trilhas interpretativas, encontros com a comunidade nos parques e mostras de ví­deos ambientais são as principais açíµes do Projeto Responsabilidade Ambiental: Mudando Conceitos e Atitudes que ocorrerão no perí­odo de 4 a 15 de janeiro, no Parque Estadual de Itapeva (Peva), em Torres. Elas foram definidas em reunião pelos gestores do parque com parcerias locais de Torres. O projeto tem a coordenação do Programa Pró-Mar-de-Dentro do Parque Estadual de Itapeva e as atividades, que são todas gratuitas,  integram Verão Legal 2010  do Governo do Estado do RS.

 

   

Trilhas nos parques serão disponibilizadas

 

   

          A programação contempla seis trilhas interpretativas no Parque Estadual de Itapeva e no Parque da Guarita para um público máximo de vinte pessoas em cada edição. As trilhas das Dunas e do Morro de Itapeva serão conduzidas por técnicos do Horto Florestal do Litoral Norte (HFLN) e da Sema e guarda-parques d a unidade de conservação. Já as trilhas da Guarita terão a condução por técnicos da Smmam de Torres.

 

   

Encontros com a comunidade motivam debates sobre a importância

 do parque para a cidade, Estado e para o planeta      

 

Este projeto é intitulado Amigos do Peva. Amigos de Torres. Amigos do Meio Ambiente. Os grupos de encontro serão divididos em conversas no camping (Parque Estadual de Itapeva) e bate-papo na Praça XV, no centro de Torres. Os encontros contarão com a participação do Gestor do Parque Estadual de Itapeva, Paulo Grí¼bler, do Técnico Ambiental do HFLN, Fabiano Minossi, do Coordenador do Curso de Biologia da Ulbra/Torres, Walter de Nisa e Castro Neto, dos Gerentes de Desenvolvimento Sustentável, Rivaldo Raimundo da Silva e de Licenciamento Ambiental, Dora Laidens, da Smamm, além de convidados especiais, entre eles o Secretário de Estado do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado. As conversas terão a mediação da Coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro e do Projeto Responsabilidade Ambiental, Maria Elisabete Ferreira.

 

Mostras de ví­deos ambientais: as mostras de ví­deos acontecerão diariamente no camping do Parque Estadual de Itapeva. Em ocasiíµes especiais, tais como abertura das atividades (04/01) e no sábado e domingo (09 e 10/01) haverá mostra de ví­deos no telão da Praça XV, no centro de Torres.

 

   Projeto já está integrado í s atividades do Parque e

    do ecosistema litorâneo      

        O projeto Responsabilidade Ambiental vem sendo realizado desde junho de 2009, sob a coordenação da SEMA/Pró-Mar-de-Dentro, mediante parceria firmada com a ONG Nordestão e o Municí­pio de Osório, com apoio dos demais municí­pios-sede (Torres, Mostardas, Balneário Pinhal e Maquiné). O processo promoveu até o momento cinco cursos e 16 oficinas de capacitação.  

        O Parque Estadual de Itapeva foi objeto de dois cursos anteriores: o de reconhecimento dos ecossistemas e o de potencial turí­stico e ambiental. Com 40 horas de duração cada um, os eventos capacitaram cerca de 50 alunos da região de Torres. Estes alunos poderão participar como voluntários no acompanhamento das atividades de janeiro.

        As açíµes do projeto contam com o apoio da Smmam de Torres, dos Cursos de Biologia e de Turismo da Ulbra/Torres, da Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres (AHRBS), da Associação Torrense de Agências de Viagens (Atavi), do Horto Florestal do Litoral Norte (HFLN) da Sema. A programação completa será disponibilizada na página da SEMA (www.sema.rs.gov.br), no í­cone do Projeto Responsabilidade Ambiental, a partir da próxima semana.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados