Vereador Alessandro sugere Plano Diretor de Drenagem Urbana para Torres

24 de julho de 2015

 

FOTO:  Vereador Alessandro Bauer  

 

Torres sofre por um processo de urbanização acelerado, que resulta na sobrecarga do sistema de drenagem pluvial que a cidade possui. Diante deste processo de urbanização e dos danos ambientais consequentes, o vereador Alessandro Bauer Pereira (PMDB) quer sugerir que a sociedade trabalhe em conjunto (poderes polí­ticos, entidades e cidadãos) para planejar um sistema de drenagem em Torres. Conforme o vereador, isso seria uma prioridade que a cidade precisa adotar. Alessandro quer implementar uma espécie de Plano Diretor de Drenagem Urbana, processo que, conforme afirma, já foi criado em outras cidades e teve ótimos resultados.

 

Descarga forçada de águas que obstruem o fluxo natural

 

A ideia do plano é basicamente não transferir os efeitos da urbanização para outros pontos da cidade, recuperando a infiltração natural e a retenção das águas pluviais. E a solução poderia ser a implantação de bombas adutoras na foz do Riacho (valão) com o Rio Mampituba.  O sistema consegue retirar água do valo e jogá-la dentro do rio, desde que na foz tenha uma represa, que divida (quando necessário) o valo do leito do Mampituba.

Alessandro pesquisou as leis e chegou í  conclusão que, para que este Plano Diretor de Drenagem Urbana possa ser viabilizado, o passo é seguir o Decreto Federal n º 7.217, de 21 de junho de 2010, que estabelece diretrizes ao saneamento básico dos municí­pios. Isto abre caminho para que Torres consiga estar apta a conseguir captar recursos federais próprios concedidos para execução e manutenção de obras deste calibre. í‰ que, para que Torres consiga estas verbas, se torna necessária a formalização deste plano diretor local de saneamento.

O principal objetivo de um Plano de Drenagem Urbana e Manejo de íguas Pluviais (nome do documento) é criar mecanismos de gestão para a bacia hidrográfica, o zoneamento urbano e as estruturas de macro e microdreganem. Esta gestão deve estar baseada em um planejamento prévio, que vise evitar perdas econí´micas, melhorar as condiçíµes de saneamento e melhorar a qualidade do meio ambiente da cidade. A ideia do vereador Alessandro é apresentar este projeto em breve e assim captar os recursos necessários junto aos órgãos federais para a execução do mesmo.


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados