OUTUBRO ROSA: Prevenção do Cãncer de Mama em Pauta

20 de outubro de 2015

Na foto, equipe do PFET  – cujas mulheres com mais de 40 anos passaram por exames preventivos –  e da prefeitura de Torres

 

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informaçíµes sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Em Torres, dentro da programação do Outubro Rosa, entre os dias 14 e 27, o atendimento da Secretaria da Saúde foi estendido para melhor prestação de serviço. Das 8h í s 20h, as Unidades Básicas de Saúde realizam a marcação de exames de mamas, a coleta de preventivo e testes rápidos.  E a  coordenação do Programa da Frente Emergencial do Trabalho, ligado a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, facilitou o acesso de cerca de 15 mulheres com mais de 40 anos aos exames preventivos de mama e coleta de preventivo.  

   

 Saúde da mulher é tema de capacitação em TorresAlém disso, em decorrência do movimento Outubro Rosa, cerca de 25 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram recentemente de curso de capacitação sobre câncer do colo do útero e de mamas. O propósito é o de possibilitar a detecção precoce das doenças. O curso que ocorreu nos dias 8 e 9 de outubro, foi ministrado por equipe do Grupo Hospitalar Conceição. Conforme a enfermeira titular do setor da Saúde de Mulher em Torres, Indianês Silva Silveira, os profissionais ficaram atualizados sobre o atendimento oferecido ao câncer de mama no paí­s e ainda receberam orientaçíµes quanto o melhor acolhimento das pacientes.

     

Câncer de Colo de útero é o mais frequente na cidade  Ainda de acordo com a enfermeira Indianês, dos casos confirmados de câncer no municí­pio, o do colo do útero é o mais frequente. Estas ocorrências são encaminhadas para hospitais de referência em Porto Alegre. Ela informa que na próxima quinta-feira, 15, questíµes pontuais sobre exames da saúde da mulher com relação ao colo de útero e mamas serão tratadas por ela e equipe na 18 ª Coordenadoria Regional de Saúde em Osório. Na oportunidade também será discutido o atendimento materno-infantil em Torres, visando melhorias.    

 

Vereador alerta para aparelho de mamografia quebrado  – Na sessão do legislativo torrense do dia 12, o Outubro Rosa também foi lembrado. A vereadora Lú Fippian (PT), lembrou que há muitas leis que amparam mulheres que tiveram câncer de mama – tais como IPVA com desconto, FGTS que pode ser usado no tratamento. Mas o vereador Marcos Klassen (PMDB) relatou uma situação preocupante: segundo ele, uma senhora de Torres está há sete meses esperando para fazer um exame de Mamografia. "Me disse essa Senhora que já foi ao hospital por três vezes e a informação é de que o aparelho está quebrado. Acho isso um descaso com as Mulheres, pois hoje o câncer de Mama é o que mais mata no Brasil. Fiz  um pedido para o Secretário de saúde do nosso Municí­pio para que seja tomado providências em relação ao caso", indicou o peemedebista.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados