ENEM: Uma luz no fim do túnel ( e na entrada da universidade )

23 de outubro de 2015

 

Mais de 7,7 milhíµes de estudantes de todo o paí­s realizarão neste final de semana a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, única alternativa para alguns conseguirem ingressar no ensino superior.

 

Por Maiara Raupp

_______________

 

O Enem mudou completamente a minha vida. Antes o sonho de uma faculdade parecia distante. A partir do momento que consegui uma bolsa do Prouni, devido a minha nota do Enem, no curso dos meus sonhos, comecei a acreditar mais ainda nas minhas metas. Hoje vejo que o sonho virou realidade. Posso dizer que sou uma pessoa privilegiada. Me orgulho de ter o mérito de estar onde estou, afirmou a estudante de arquitetura e urbanismo, Andressa Mendes. Segundo ela, pelo valor alto que é a mensalidade do seu curso, ela jamais conseguiria fazer. Não conseguiria cursar a faculdade, pois além da mensalidade, tem outros custos que deixam tudo mais difí­cil. A bolsa foi fundamental. Sem ela não estaria aqui hoje. Para mim o Enem/ ProUni é uma porta que se abre de sonhos e realizaçíµes, completou Andressa.

A estudante dá ainda dicas para aqueles que farão a prova neste final de semana. Manter a concentração é fundamental. Na reta final fiquem atentos aos principais assuntos do dia a dia, porque pode ser tema da redação. Foi graças í  nota alta que tirei na redação que garanti uma vaga, pois ela tem um peso decisivo para um bom resultado. E o mais importante é acreditar no seu potencial e dar o seu melhor, pois é só com o esforço que se tem o mérito, concluiu Andressa.

O  Enem é usado como  critério de entrada em diversos programas federais. A prova substitui vestibulares no acesso a instituiçíµes federais de ensino superior. Também são exigidas as notas do Enem para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni, para quem quer uma vaga gratuita no ensino técnico pelo Sisutec ou para quem vai tentar financiamento estudantil pelo Fies. Quem tem mais de 18 anos pode usar o exame nacional para obter o diploma do ensino médio. E quem já está na faculdade precisa de boas notas no Enem para concorrer a bolsas de estudos no exterior pelo Ciência sem Fronteiras.

 

Expectativa – A jovem torrense Iasmini Agostinho ainda não conseguiu passar na prova do Enem. Esse ano é a terceira vez que ela fará o exame. Preciso conseguir uma nota boa para poder continuar minha caminhada rumo ao conhecimento. O nervosismo é grande. Tenho uma preocupação gigante porque agora tem que dar. Não dá mais para esperar. Mas ao mesmo tempo, vou tentar manter a tranquilidade. Vou me concentrar bastante e focar. Se não for agora, não vou desistir, assegurou ela.

Iasmini cursa Serviço Social í  distância em virtude dos custos, mas o sonho dela é ingressar na faculdade presencial. Comecei estudando í  distância, pois sem a oportunidade que o Enem oferece, não tenho condiçíµes financeiras de fazer uma faculdade presencial, disse ela, acrescentando ainda que cursar um ensino superior é a realização de um sonho pessoal, já que ama a profissão que escolheu, além de realizar o sonho da mãe, que é ver a filha formada, coisa que ela não conseguiu fazer quando era jovem. O Enem é uma oportunidade que todas as pessoas deveriam ter. í‰ uma maneira de fazer sonhos se tornarem realidade, finalizou Iasmini.

 

Dicas para fazer bem a prova

 

Com a proximidade da prova, é natural que o nervosismo e as dúvidas sobre o que fazer neste momento só aumentam. Para ajudá-los segue abaixo algumas dicas e orientaçíµes para a véspera e os dias da prova.

 

Dias antes – Pode estudar um pouco, mas sem exagero. Agora  não é hora de aprender nada novo. Aproveite para dar uma última revisada naquele conteúdo que ainda está inseguro, mas não tente começar a estudar aquela matéria que não teve tempo de olhar. Aproveite para  colocar o sono  em dia. Dormir bem aumenta a capacidade do individuo de concentração, de organizar as idéias e diminui as chances de estresse.

 

Na véspera – Uma pergunta muito frequente dos estudantes é devo estudar na véspera da prova?. A resposta é não! Reserve o dia anterior ao iní­cio da prova para descansar. Isso vale também para os alunos que trabalham. Se possí­vel, negocie a antecipação de um dia de folga. A prova é muito estressante e o estudante deve tirar um dia ou dois para descansar profundamente. Por isso,  nem pensar em dar aquela última revisada  ou reler aquele resumo mais uma vez. Mais necessário do que tentar correr para decorar algum ponto que ficou faltando é preparar-se emocionalmente para o desafio do dia seguinte – que envolve não apenas os seus conhecimentos, mas também a sua  resistência psicológica e fí­sica. Além disso, alimente-se de maneira equilibrada. Na noite do dia anterior, separe todos os documentos  que você precisa levar e também o material. Pense também na  roupa que vai vestir. Afinal, você não quer ir para a sala de prova de chinelos e regata se estiver fazendo o maior frio e tampouco vestir uma blusa de lã em um dia super quente. Para evitar que a roupa te atrapalhe,  cheque a previsão do tempo  para a sua cidade na noite anterior.

 

Nos dias do Enem – Na hora da prova  otimize o seu tempo  resolvendo primeiro as questíµes em que você tem mais facilidade. í‰ importante dar atenção í  prova de Matemática. Depois da redação, a prova de Matemática é aquela em que o estudante tem a maior possibilidade de nota dentro do Enem, por ser a mais difí­cil. Mas é preciso ter em mente o seu objetivo. Você tem que mentalizar o curso que quer fazer, em qual universidade vai prestar e qual programa vai utilizar, para saber exatamente quantos acertos precisa ter e quais disciplinas deve colocar í  frente. Você deve fazer pelo menos  duas paradas durante a prova,  de 5 a 10 minutos, para se alimentar, ir ao banheiro e se esticar. Apesar do desespero que alguns alunos possam ter com essa recomendação pensando nos minutos a menos para fazer a prova, essa pausa é extremamente necessária. Ao longo do exame, a sua concentração vai diminuindo naturalmente. Na finalização da prova é  indispensável dedicar 30 minutos ao gabarito. Não existe nada pior do que errar na transcrição das questíµes para o gabarito.
Com essas orientaçíµes em mente, respire fundo. Você se preparou bastante durante o ano, e provavelmente estudou muito para chegar até aqui. Agora é torcer! Boa sorte!

 

 

Check list

 

Provas e horários: O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questíµes de múltipla escolha cada, e uma redação. As provas ocorrem no sábado e no domingo.

24 de outubro (1 º dia):  Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova:  4h30

25 de outubro (2 º dia):  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova:  5h30

Os portíµes serão fechados í s 13h (horário oficial de Brasí­lia). Mas, dessa vez, as provas só começam 30 minutos depois do fechamento dos portíµes. Recomenda-se que todos os participantes estejam no local de realização das provas í s  12h.

 

Documentos obrigatórios – Para fazer a prova o candidato precisa apresentar um documento oficial com foto. Cópias, fotocópias ou impressíµes não serão aceitas. Quem teve o documento roubado ou extraviado precisa apresentar Boletim de Ocorrência.

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados