ORGí‚NICOS PARA UM MUNDO MAIS VERDE: Eventos em Torres e região por uma alimentação melhor

23 de outubro de 2015

   

FOTO: Degustação de alimentos orgânicos antecedeu sessão no Cineclube Torres

 

 

Por Guile Rocha

______________

 

A campanha Orgânicos para um mundo mais Verde é   anualmente realizada no mês de outubro em 25 paí­ses ífrica, ísia, América Latina e Europa – em decorrência do Dia Mundial de Alimentação (16 de outubro). E aqui em Torres e região, diversas atividades foram desenvolvidas no contexto da campanha desenvolvida pelo Centro Ecológico – com apoio da Sociedade Sueca de Proteção í  Natureza (SSPN). No sábado (17) de manhã, crianças plantaram mudas de alface, repolho e outras hortaliças na Cooperativa dos Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras. E pela noite, foi promovido um completo Jantar Orgânico no restaurante da Gruta de Dom Pedro de Alcântara (que também serviu para comemorar os 30 anos do Centro Ecológico). Tudo buscando incentivar a alimentação saudável, de produtos sem agrotóxicos e   cultivados pela agricultura familiar.

 

Degustação e apresentação de pesquisas – E na segunda-feira de noite (19), as atividades da campanha Orgânicos para um mundo mais Verde continuaram no Centro Municipal de Cultura em Torres em um multifacetado evento. Uma degustação de alimentos naturais e saudáveis foi promovida para merendeiras, professoras, estudantes e comunidade em geral presentes. Os visitantes presentes puderam saborear receitas de pães integrais, bolos de milho, maionese de banana verde, chimias orgânicas e um delicioso suco de açaí­ de juçara. A representante do Centro Ecológico, agrí´noma Ana Luiza Meirelles, explicou para A FOLHA que estes produtos são da agricultura familiar, produzidos por famí­lias que integram a Rede Ecovida – que engloba cerca de 4 mil produtores dos estados do Sul do Brasil. "A busca é pelo incentivo de alimentos sem agrotóxicos, sem adubos quí­micos e sem variaçíµes transgênicas. E a Rede Ecovida propicia um intercâmbio de produtos de diferentes localidades, democratizando as variedades de alimentos orgânicos", disse a agrí´noma, lembrando que na cidade os produtos estão a venda no espaço da Ecotorres (Rua Borges de Medeiros 400, no Centro de Torres) e da Coopet (Jose Rolim de Matos, 59, Três Cachoeiras).

O evento integrado no Centro de Cultura também teve a participação de turmas da Escola Rural do IFRS de Osório, que apresentaram ao público pesquisas sobre questíµes relacionadas a agro ecologia e produção orgânica no campo. Amparados por painéis, os jovens alunos explanavam: 1)acerca de técnicas para melhoramento de pastagem de gramí­neas -massa verde; 2) da influência de   herbicidas quí­micos no pasto – e a busca por métodos mais saudáveis de controle de pragas; 3) Comparação laboratorial entre alimentos produzidos com quí­micos ( que são mais ácidos) e de forma orgânica (que são mais neutros).

 

"Muito Além do Peso" – Em contraponto e em forma de alerta, foi exibido após a degustação e as palestras o documentário "Muito Além do Peso" (2012). Apresentado no já tradicional Cineclube Torres – em parceria com a Maria Farinha Filmes e com o Centro Ecológico – o filme surge num contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas. A pelí­cula envolve a temática da obesidade (que atinge 33% das crianças brasileiras) como diretamente ligada a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral.


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados