Especialista em cirurgia vascular se estabelece em Torres

8 de novembro de 2015

A FOLHA entrevistou médico que vai trabalhar na cidade, onde possui residência, mesmo mantendo atividades em Criciúma.



FOTO: Dr. Luiz Heluany e sua esposa são frequentadores de Torres faz tempo e agora vêm trabalhar na cidade abrindo um consultório especializado

Por Fausto Júnior
_______________

A cidade de Torres vem crescendo em velocidade acima da média nos últimos dez anos. Consequentemente, o aumento de demanda de serviços mais especí­ficos e de qualidade acaba seguindo esta tendência de crescimento, o que é bom para todos.

No setor de medicina e qualidade de vida a demanda por serviços em Torres vem aumentando. í‰ que muitas pessoas têm escolhido a cidade como local de aposentadoria, ou local para gozar uma vida mais simples e saudável. Pessoas que moravam em centros maiores e vieram se estabelecer aqui – próximo ao mar e numa cidade bonita e cheia de natureza disponí­vel – e que querem tratar da saúde na mesma cidade que tão bem acolhe.

Enxergando esta necessidade, o médico Dr. Luiz Antí´nio Heluany, especialista em Cirurgia Vascular (tudo que envolve os vasos sanguí­neos do corpo) acaba de abrir um consultório aqui em Torres. Ele tem tí­tulo de Especialista em Cirurgia Vascular pela S.B.A.C. V (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) “ com o registro (exigido em ser divulgado pela ética médica) CRMRS “ 40869; e RQE “ 6756.

A ideia dele e da esposa (que também é médica) é de fornecer esta especialidade aqui, para torrenses, veranistas e turistas, trabalhando um pouco na cidade, mas mantendo sua atividade em Criciúma (SC) – onde também dá aula na universidade. Mas aos poucos o casal pode, definitivamente, mudar-se para Torres, lugar onde possuem apartamento e veraneiam faz anos.

A FOLHA conversou com o Dr. Luiz Antí´nio em seu apartamento, aqui na cidade, no último domingo. Segue abaixo a entrevista.


____________________________________________________

 

 

ENTREVISTA com Dr. Luiz Heluany

Especialista em Cirurgia Vascular

A FOLHA – Primeiramente, fale um pouco da sua especialização médica?
LUIZ ANTí”NIO- Tenho formação de cirurgia geral realizada no hospital de Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro por três anos; especialização em Angiologia e Cirurgia Vascular também no Rio de Janeiro (por mais três anos), no Centervasc Rio pela PUC. E há 20 anos exerço minhas atividades profissionais exclusivamente na especialidade da Cirurgia Vascular.

A FOLHA – Porque a escolha por Torres para agora aqui se estabelecer ?
LUIZ ANTí”NIO – Há 20 anos eu, minha esposa e filhos moramos em Criciúma, onde exerço minha especialidade de Cirurgião Vascular no Hospital São João Batista e ministro aulas no curso de Medicina da Unesc – de Técnica Cirúrgica para a terceira fase e de Cirurgia Vascular para a décima segunda fase. Há anos atendo diversos pacientes de Torres e região, sendo que frequentemente solicitavam-me para abrir consultório mais próximo. Por ser apaixonado por Torres (há mais de 30 anos passamos regularmente nossas férias nesta belí­ssima praia), por ter muitos pacientes operados por mim nesta cidade e por vir todas as semanas para cá, resolvi abrir o consultório aqui também.

A FOLHA – O que atende a especialidade de Cirurgia Vascular?
LUIZ ANTí”NIO – Cirurgia Vascular é a especialidade da Medicina que avalia e trata as doenças da circulação periférica, ou seja, a circulação do corpo todo exceto coração e cérebro. Trata de doenças como a Tromboses (tanto das artérias quanto das veias), cirurgia de Aneurismas (para evitar sua grave consequência de ruptura), cirurgia de Pontes de Safena de membros inferiores (na tentativa de evitar as amputaçíµes), tratamento de obstruçíµes da circulação com Angioplastia e implante de Stent, cirurgia de Varizes e tratamento de micro-varizes (tanto com finalidade de melhora funcional para saúde quanto de melhora estética). Além disto, tratamento não cirúrgico de varizes como a escleroterapia (aplicação).

A FOLHA – O que sente uma pessoa com problema de circulação?
LUIZ ANTí”NIO – Os sintomas são diversos. Posso citar alguns deles como, por exemplo: Na parte das artérias (artéria é o vaso sanguí­neo que distribui o sangue que sai do coração, para levar oxigênio e nutrientes para que os órgãos possam ‘sobreviver’) quando há uma obstrução que dificulte a chegada de sangue – por exemplo, í  perna – a pessoa pode sentir dor que lhe obrigue a parar de caminhar para descansar e aliviar a dor. Se a dificuldade de chegar o sangue for pela obstrução, por exemplo, na artéria carótida, o paciente poderá apresentar AVC ou ameaça de derrame.

Na parte das veias (veia é a responsável por trazer de volta o sangue utilizado para ser oxigenado no pulmão e novamente redistribuí­do ao corpo) ,quando há doença das varizes, é comum que haja sensação de peso, cansaço, queimor, cãibras, inchaço. Isso por vezes até leva a problemas mais graves como a embolia pulmonar (pela consequência de uma trombose). Pode ocorrer que a pessoa que apresente veias varicosas doentes não tenha sintoma algum e achar que por não sentir nada não precise tratá-las, porém toda veia varicosa é uma veia doente, portanto não somente deverá ser tratada por motivo estético, e sim por motivo de risco í  saúde.

A FOLHA – Como tratar estes problemas?
LUIZ ANTí”NIO – A maneira mais fácil e adequada é prevenir que os problemas aconteçam. Previne-se não fumando, controlando regularmente a diabetes, o colesterol, evitando-se comidas não saudáveis, exercitando-se regularmente e procurando o médico antes que os problemas aconteçam. Caso o problema já exista, trate-o regularmente e rigorosamente conforme orientação de seu médico – e assim que puder procure orientação do especialista.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados