EM TORRES , REUNIíO DA CUPULA DOS BOMBEIROS DEFINE Aí‡í•ES PARA O VERANEIO

21 de novembro de 2015

Operação deve iniciar dia 19 de dezembro, mas praia da Guarita deve ter atendimento especial já nos próximos finais de semana.



FOTO: Tenente Coronel Rodrigues Junior é chefe do Estado Maior dos bombeiros no RS

Por Fausto Júnior
_______________

Durante dois dias, cúpula dos Bombeiros da Brigada Militar do RS, 32 pessoas que lideram a operação dos Salva-Vidas no veraneio de todo o litoral do RS (do Chuí­ í  Torres, incluindo os balneários de água doce), estiveram reunidos em encontro de trabalho aqui em Torres, nas dependências do Guarita Park Hotel. Na pauta dos coordenadores locais de cada cidade – e dos integrantes administrativos do Estado Maior dos Bombeiros –
 estava a Operação Golfinho deste veraneio de 2015/2016 e a sintonia fina entre os grupos de trabalho para o trabalho de beira de praia.

Incremento de açíµes preventivas de segurança nas praias
O Tenente-Coronel e Chefe do Estado Maior dos Bombeiros do RS, Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, é também neste ano o coordenador da Operação dos Salva-Vidas no Litoral gaúcho. Ele liderou a reunião de alinhamento e nivelamento dos bombeiros, que iniciam o treinamento já nesta segunda-feira (dia 23 de novembro), se preparando para iniciar a operação nas praias em si – o que ocorrerá de forma definitiva e diária a partir de 19 de dezembro. Cerca de 1500 salva-vidas deverão operar pelo estado.

Ele informou para a reportagem de A FOLHA que o trabalho será quantitativamente similar ao do ano passado. A novidade é qualitativa, e trata-se do incremento ainda maior de açíµes preventivas na beira da praia. Será mais comum que banhistas ouçam apitos chamando a atenção de incautos, que pais e mães sejam alertados sobre riscos com crianças, dentre outras açíµes que querem mitigar acidentes de banhistas, afirmou Oliveira Junior.

A ajuda através de contratação de  salva-vidas civis está em fase de inscrição até dia 30 deste mês. Depois eles serão recrutados, após testes fí­sicos e psicológicos, para entrarem no treinamento especí­fico. "Os civis serão o reforço das guaritas de salva vidas em todo o litoral e rios do Estado e serão incorporados no reforço, que inicia no feriado do réveillon e se mantém até o final do veraneio", disse o Tenente-Coronel.

Parque da Guarita terá Salva-vidas a partir do dia 28
Por sugestão vinda de demandas da comunidade torrense, e pela maior periculosidade, a praia localizada no Parque da Guarita já terá salva-vidas (nos finais de semanas) a partir do dia 28 próximo, sábado. Quem informou com exclusividade para A FOLHA foi o comandante da operação em Torres, Major Jeferson. Ou seja, o parque terá respaldo de salva vidas antes do iní­cio da operação, que começa dia 19 de dezembro.

De resto,
 o plano de trabalho para a cidade e região está sem problemas maiores. A prefeitura deve em breve colocar as Guaritas (casinhas) onde ficam os Salva-Vidas e os bombeiros ocupam e equipam conforme cronograma da corporação.

 

 

 

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados