Seminário reúne BOAS PRíTICAS das escolas municipais

5 de dezembro de 2015

 

 

Mostra expos trabalhos realizados durante o ano na rede municipal de ensino


Por Maiara Raupp*
_________________

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 26 e 27 de novembro o II Seminário de Boas Práticas, evento cujo objetivo é de socializar açíµes pedagógicas realizadas pelos professores da Rede Municipal de Ensino, da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental.

A programação, que ocorreu no Salão Paroquial (e no Centro de Convençíµes da Ulbra Torres), contou com apresentaçíµes culturais da Escola Municipal Fundamental Alcino Pedro Rodrigues e da Escola Municipal Fundamental Zona Sul; apresentação da Banda Alcino Pedro Rodrigues e maestro Saulo; rituais, cores e rotinas na Educação Infantil; construção dos saberes no Ensino Fundamental: Caminhos percorridos e a Base Nacional Comum; espaços Socializando saberes, além da II Mostra de Trabalhos da Rede Municipal de Ensino –
 que consistia em trabalhos feitos pelos alunos e apresentados pelos professores. Entre estes estava o Projeto Praia Limpa, com o trabalho realizado nas escolas – focado na educação ambiental e conscientização sobre a destinação adequada para o lixo – evidenciado pelos visitantes.

O jornal A FOLHA esteve no salão paroquial na sexta-feira (27), percorrendo o seminário e conversando com o pessoal que lá estava. Este é o segundo seminário que participamos. Acho essa iniciativa muito importante para as escolas de educação infantil. A comunidade precisa ver o trabalho desenvolvido durante o ano, ter conhecimento de que não somos somente assistencialistas e sim escolas, que sempre buscamos aperfeiçoar nossa prática pedagógica. São projetos de um ano inteiro trabalhados com as crianças, desenvolvendo a sua identidade, autonomia, sustentabilidade, dentre outros, contou a professora da EMEI São Francisco de Assis, Daniela Bittencourt.

Formação continuada das EMEIs
A professora Daniela falou ainda que foram apresentados, durante a mostra, estratégias e instrumentos pedagógicos criados para trabalhar com as crianças – métodos que permitem envolvê-los no processo de ensino aprendizagem. Além disso, foram expostos os trabalhos desenvolvidos a partir da formação obtida no Espaço Fênix – proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação para todos os professores e funcionários das EMEIs durante 2 anos. Tivemos uma formação maravilhosa e inovadora. O foco do curso era baseado nas ideias de Montessori. Aprendemos a dar mais autonomia e respeitar as caracterí­sticas de cada criança. í‰ um trabalho inovador onde se respeita muito a individualidade. Tudo muito lúdico. Explorando principalmente o brincar. Foi uma sexta-feira por mês. Todas as EMEIS paravam as atividades para participar dessa formação. Para os pais pode ter sido complicado, mas aumentou e muito a qualidade das EMEIs. Estamos anos luz na frente em relação í  educação infantil na região, garantiu Daniela.

 

 

*com informaçíµes da Prefeitura de Torres


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados