A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) informa í população de Torres, que a água tratada e distribuída na cidade está dentro dos padríµes de potabilidade, podendo ser consumida com absoluta tranquilidade. Ocorre que, no dia 1 º de dezembro, durante monitoramento rotineiro da água da Lagoa da Itapeva, foi detectada floração de algas, o que é uma situação normal nesta época do ano, e determinou procedimentos de controle pela Corsan previstos na Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde. O sistema de tratamento de água da Corsan em Torres possui etapa operacional específica para esta situação, e prontamente foi colocada em operação.
A Corsan, ciente de suas responsabilidades, firmou há alguns anos, com a Vigilância Sanitária Estadual e a Sociedade Gaúcha de Nefrologia, nota técnica visando orientar os procedimentos pelo serviço de diálise quando há ocorrência de algas, o que garante a qualidade da água tratada a ser utilizada nesse tipo de procedimento de saúde. Por isso um alerta foi enviado, de forma preventiva, para os sistemas específicos de nefrologia, o qual faz uso especial da água e como tal realiza tratamento próprio para torná-la condizente í quele uso.
Por fim a Corsan lamenta a utilização inadequada por terceiros, nas redes sociais, de informação repassada pela empresa ao serviço de hemodiálise, o que gerou alarme falso na população e transtornos desnecessários.
Assessoria de Comunicação Social da Corsan
09/12/2015


