Coletivo Dimensão Ecológica comemora 1 ano de história em Torres

11 de janeiro de 2016

FOTO: Uma das saí­das de campo para o Parque Estadual de Itapeva realizadas pelo coletivo em 2015
 

Por Maiara Raupp
_______________


Em comemoração ao um ano de atividades do Coletivo Dimensão Ecológica, foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 6, a apresentação da trajetória desta iniciativa que nasceu em 2015 no Espaço Ten Caten. O Coletivo dedica-se ao estudo dos ecossistemas e í  revisão do atual modelo de sociedade de consumo, que  dilapida os biomas da região de Torres. í‰ um espaço permanentemente aberto a todos que buscam um novo significado para suas vidas, em equilí­brio com a natureza. As reuniíµes são realizadas nas quartas-feiras í s 19 horas, no Espaço   Ten Caten, (rua José Picoral, 174, centro de Torres).

Desde o seu surgimento, o Coletivo imprimiu uma marca na cidade, ao propiciar í  comunidade torrense um espaço onde esta pudesse expressar suas inquietaçíµes a respeito das agressíµes ao meio ambiente e da necessária mudança de rumos da sociedade atual. Fizemos importantes parcerias e abordamos discussíµes pertinentes para a preservação da natureza, afirmou o idealizador do projeto, Jorge Herrmann.

Segundo ele, o primeiro ano do Coletivo foi intenso, com apresentaçíµes de documentários para reflexão como Ocidente X Oriente, acidente nuclear de Chernobil, limites do crescimento, Lutzenberger, dentre outros. Além disso, foram realizadas palestras sobre o Parque Estadual de Itapeva, a Ilha dos Lobos, o comitê da bacia do rio mampituba, lixo e água e compostagem; saí­das de campo para coleta de lixo na faixa de areia da Praia de Itapeva, trilhas no Canyon Malacara e no Parque Estadual da Itapeva, dentre muitas outras atividades, inclusive mobilizaçíµes que culminaram com a divulgação do manifesto em Defesa do Parque Estadual de Itapeva, que uniu diversas entidades e grupos da sociedade torrense em auxí­lio í  unidade de conservação.

A celebração homenageia o ambientalista José Lutzenberger, que foi tema da primeira reunião do grupo, e representa o despertar da consciência ambiental no Brasil, com marcante passagem por Torres.

 


Açíµes para 2016

O Coletivo já tem algumas açíµes programadas para o iní­cio deste ano Há a exposição fotográfica "O PARQUE DE ITAPEVA", realizado por Rafael Frizzo, que segue até o dia 14 de janeiro no Espaço Ten Caten. Além disso, ocorrem saí­das de campo para o Parque Estadual de Itapeva no dia 16 de janeiro, í s 8h30, e para a Chapada dos Aparados da Serra no dia 23 de janeiro, também as 8h30, ambas saindo do Espaço Ten Caten. Em 2016 o Coletivo pretende também, dentre outras açíµes, trabalhar a preservação do meio ambiente com as geraçíµes futuras, desenvolvendo histórias em quadrinhos para as crianças, um meio de informar brincando.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados